[Editado por: Marcelo Negreiros]
Ex-vice de finanças do Flamengo, Claudio Pracownik assumirá função
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que a cidade será sede de uma bolsa de valores após 20 anos. Em evento na última terça-feira (03), o prefeito Eduardo Paes e o CEO do Americas Trading Group (ATG), Claudio Pracownik, foram responsáveis por confirmar a novidade, que tem previsão para início da operação no segundo semestre de 2025. Pracownik tem passagem pelo Flamengo, como vice-presidente de finanças, e agora estará à frente da bolsa.
— A nova bolsa terá sua sede administrativa no Rio de Janeiro. Isso é muito importante para a cidade e para o estado. O Rio voltará a ser um grande centro de negócios, atraindo investidores, e isso tem uma relevância enorme. Nós esperamos que este seja o marco inicial do renascimento do mercado financeiro no Rio — disse Pracownik, ao site da Prefeitura do Rio de Janeiro.
PRACOWNIK NO FLAMENGO
Claudio Pracownik foi vice-presidente de finanças do Flamengo entre maio de 2015 e agosto de 2018, ou seja, na gestão Eduardo Bandeira de Mello. O novo comandante da bolsa de valores carioca teve participação na reestruturação financeira do clube.
PREFEITO COMEMORA NOVIDADE
Figura carimbada no noticiário do Flamengo nos últimos meses, por conta das negociações do clube para a compra do terreno para construção do estádio, o prefeito Eduardo Paes também falou sobre a novidade. O político exaltou as grandes marcas que estão presentes na cidade.
– O Rio tem uma parte importante da força econômica do Brasil: a Vale está aqui, a Globo está aqui, a teledramaturgia da Record está no Rio. Mas onde está o setor produtivo? A gente tem um monte de coisas interessantes acontecendo no setor privado do Rio, mas a gente não consegue levantar essa turma. A volta da bolsa de valores é a ponta do iceberg. É o esforço do governador, prefeito, atores políticos. O setor privado percebeu que tem uma concorrência a ser feita com São Paulo. Começamos a criar um ambiente econômico, um conjunto de atrativos, de novos mercados que surgirão — destacou Paes.
– Esse é um mercado que dá pra ser home office. Não precisa estar físico. Se o sujeito consegue fazer isso jogando beach tennis de manhã, pegando uma bike, subir a Vista Chinesa e depois trabalhar, isto não é trivial na vida das pessoas. As pessoas querem produzir e ganhar dinheiro, mas buscam qualidade de vida. Um lugar que faça bem a elas. O Rio tem potencial fantástico, uma realidade fantástica — acrescentou o prefeito.
A BOLSA
Dessa forma, o Projeto de Lei 3276/2024, de iniciativa da Prefeitura do Rio, foi aprovado pela Câmara de Vereadores no dia 25 de junho, com 37 votos a favor e 5 contra. Com a nova regra, cai para 2% o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) que incide sobre as atividades a serem desempenhadas por uma bolsa de valores, mercadorias e futuros, bem como sobre as atividades exercidas por sociedades que atuam na negociação, liquidação e custódia de ativos financeiros. A aprovação abriu espaço para o anúncio da ATG, transformando a cidade do Rio novamente em num importante centro financeiro do país, após mais de 20 anos do encerramento das atividades da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ), afinal.
[Redação]
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
