O arroz branco e o vermelho (marrom) são nutritivos e saudáveis, mas há algumas diferenças em como são produzidos, qual é a sua história e os resultados de vários estudos.

O arroz branco é produzido pela remoção das cascas do arroz marrom, o que deixa para trás um produto mais refinado que cozinha mais rápido e é mais fácil de digerir. No entanto, ele também remove muitas das coisas boas como fibras, vitaminas e minerais. O arroz branco também é menos nutritivo que o arroz integral devido aos seus baixos níveis de vitaminas B (especialmente tiamina) e magnésio.

O arroz marrom tem uma história mais longa do que o arroz branco – foi cultivado pela primeira vez na China já em 5000 aC – e ainda hoje continua popular em muitas partes da Ásia, onde é frequentemente servido nas refeições como acompanhamento de outros alimentos e não como prato principal em si. O arroz marrom contém mais fibra do que o arroz branco devido a sua camada de farelo; estas duas camadas são removidas durante o processo pelo qual o arroz branco é feito de grãos inteiros de arroz vermelho

Na Fazenda Águas da Tamanduá, no Perímetro Irrigado Várzeas de Souza, a Embrapa Meio-Norte, através do pesquisador, José Almeida estuda os tipos: vermelho e negro que já produz em larga escala chamando a atenção de vários consumidores no país.

Veja o que diz o agropecuarista Pierre Landolt:

Imagens Marcelo Negreiros

Por Marcelo Negreiros para o mnegreiros.com

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: