Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
No primeiro turno, FHC sinalizou que apoiaria o petista na disputa pela Presidência. Em uma nota divulgada em 22 de setembro, o tucano pediu votos “pró-democracia” e elencou algumas promessas que Lula fez, caso ganhe a disputa, com termos que compõem os discursos de campanha do petista.
“Peço aos eleitores que votem em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e sexo”, escreveu FHC, sem citar nomes.
Segundo FHC, ele não tem “energia para participar das eleições” e justificou suas poucas aparições públicas. “Tenho 91 anos”, lembrou o ex-presidente. Em maio de 2021, FHC e Lula se encontraram para um almoço na casa do ex-ministro Nelson Jobim, na cidade de São Paulo, onde selaram uma aliança.
A aliança entre FHC e Lula voltou a acender o debate sobre o “teatro das tesouras” no Twitter. O termo refere-se a um acordo velado entre PT e PSDB para governarem o Brasil.
Leia também: “À sombra da corrupção sem limites”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição Eleições 2022 da Revista Oeste
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.