Nesta terça-feira, 8, os advogados de Filipe Martins contestaram a multa de R$ 20 mil imposta ao ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O juiz do STF estabeleceu a punição, em virtude de Martins ter aparecido em um vídeo ao lado do desembargador aposentado Sebastião Coelho, um de seus advogados, no ano passado. Nas imagens publicadas no Instagram, Martins aparece calado e não esboça qualquer reação.
Conforme a defesa, a decisão de Moraes é “juridicamente insustentável, institucionalmente grave e revela mais uma tentativa de intimidar a atuação técnica e independente da advocacia”.
Os advogados observaram, na peça obtida por Oeste, que o próprio juiz da comarca responsável pelo acompanhamento das cautelares — com aval expresso do Ministério Público local — certificou o cumprimento de todas as obrigações impostas a Martins há mais de 240 dias, “não havendo qualquer fundamento fático ou jurídico para medidas mais gravosas”.
Leia também: “Os enfermos do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 263 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
[Revista Oeste]
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
