A Globo é considerada a maior empresa de comunicação do Brasil e continua avançando em sua jornada ESG, que envolve compromissos nas áreas ambiental, social e de governança corporativa. Para isso, a empresa apresentou o “Relatório 2022 Jornada ESG”, que apresenta novidades em relação ao ano anterior. A Globo foi a primeira empresa de mídia do Brasil a formalizar compromissos no campo ESG a serem alcançados até 2030. O segundo relatório ESG oferece um plano de ação para cada um dos seis princípios já anunciados: impacto social do conteúdo, diversidade e inclusão, desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, biodiversidade e consciência ambiental, governança transparente e responsável e educação como vetor de transformação do país.
O diretor-presidente da Globo, Paulo Marinho, destaca o grande desafio de 2022, que foi a definição das ambições para 2030 e de um roteiro de metas para cada um dos seis compromissos pelas equipes “multifuncionais” que lideram a Jornada ESG na companhia. A empresa conta com grupos de interesse, incluindo colaboradores, consumidores, anunciantes, investidores e acionistas, para definir suas prioridades nas pautas ESG. A combinação desses grupos resultou em uma matriz que permite definir tanto as metas quanto as maneiras de alcançá-las e as ferramentas para medir a evolução do trabalho.
O novo relatório ESG da Globo foca em um plano de ação para desdobrar a ambição estratégica da empresa para 2030. A empresa apresentou a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas no primeiro relatório ESG, que nasceu alinhado às diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), organização sediada em Amsterdã que define os padrões internacionais para esse tipo de trabalho. A Globo acredita que o ESG é parte do conjunto das informações da performance da companhia como um todo. A empresa pretende comunicar os dados sobre os avanços nas ações sociais, ambientais e de governança juntamente com as informações financeiras da Globo Comunicação e Participações (GCP), que integra o Grupo Globo com um amplo portfólio de produtos, incluindo TV aberta e fechada, plataformas digitais, e serviço de streaming Globoplay, entre outras propriedades de mídia.
A Globo está comprometida em continuar trabalhando nos seis princípios já anunciados: impacto social do conteúdo, diversidade e inclusão, desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores, biodiversidade e consciência ambiental, governança transparente e responsável e educação como vetor de transformação do país. Alguns dos objetivos incluem produção crescente de reportagens sobre temas sociais e ambientais, garantir o treinamento de 100% dos times “criativos” e dos jornalistas sobre temas ESG da companhia, recrutar, no mínimo, 50% de mulheres e negros até 2030, reduzir as emissões de resíduos nas operações e promover mais diversidade no conselho de administração da empresa.
A Editora Globo, que faz parte do Grupo Globo, está em processo de desenvolvimento de uma agenda formal ESG, identificando os temas e aspectos em sustentabilidade mais relevantes para as empresas e seus públicos de interesse, direcionando sua atuação social, ambiental e de governança. A Editora Globo também tem feito a compensação de carbono referente às emissões da produção de seus jornais e revistas impressos, além de ter um parque gráfico com certificação florestal FSC desde 2014.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.