Hoje é um dia muito especial para homenagear uma das profissões mais nobres e importantes do mundo: a enfermagem. Quem cuida da saúde, do bem-estar e da vida das pessoas merece todo o nosso respeito, admiração e gratidão. Todas as honrarias ao enfermeiro (a) no seu dia seria pouca diante do seu valor e da sua dedicação. Por isso, queremos expressar o nosso reconhecimento e o nosso carinho a todos os profissionais que exercem essa missão com amor e competência. Parabéns pelo seu dia e muito obrigado por tudo o que você faz pela humanidade!
Relato
Olá, leitores! Hoje eu quero compartilhar com vocês a minha experiência como paciente em um hospital público durante a pandemia. Eu sei que muitos de vocês devem estar curiosos para saber como é estar na linha de frente do combate ao vírus, e eu posso dizer que não foi nada fácil. Mas também posso dizer que fui muito bem tratado por uma equipe de profissionais incríveis, que me deram todo o apoio, carinho e atenção que eu precisava.
Eu fiquei internado por quatro semanas no Hospital Universitário, depois de ter testado positivo para a Covid-19 e apresentar sintomas graves. Eu estava com muita falta de ar, febre alta e dor no peito. Foi um dos momentos mais assustadores da minha vida, mas também um dos mais reveladores. Eu pude ver de perto o trabalho heroico dos enfermeiros e enfermeiras que cuidavam de mim e dos outros pacientes com dedicação, compreensão, cumplicidade e responsabilidade. Eles não eram apenas profissionais da saúde, mas também seres humanos com sentimentos, histórias, sonhos e desafios.
Eu me lembro de uma enfermeira que eu chamava de “Curto-circuito”, por que tinha gestos? Não, porque ela era formada em engenharia elétrica e preferiu a profissão de enfermagem. Ela me contou que sempre gostou de ajudar as pessoas e que se sentia realizada fazendo o que fazia. Outra era muito divertida e animada, e sempre me fazia rir com suas piadas e histórias. Ela também era muito atenciosa e carinhosa, e sempre me trazia água num chumaço de algodão quando eu estava com sede ou um cobertor quando eu estava com frio.
Eu também me lembro de outra enfermeira que eu acho que era “Nossa Senhora”, porque eu sentia uma sensação diferente com ela. Ela era muito gentil e bondosa, e sempre me confortava com suas palavras e orações. Ela também era muito sábia e experiente, e sempre me dava conselhos e orientações sobre como cuidar da minha saúde e da minha vida. Ela era como uma mãe para mim e para os outros pacientes.
Eu poderia citar muitos outros exemplos de enfermeiros e enfermeiras que fizeram a diferença na minha recuperação, mas o espaço é curto e o tempo é pouco. O que eu quero dizer é que eu sou muito grato por ter sido cuidado por essas pessoas maravilhosas, que me mostraram o verdadeiro significado do amor ao próximo. Eles são os verdadeiros heróis dessa pandemia, e merecem todo o nosso respeito, admiração e reconhecimento.
Eu espero que vocês tenham gostado do meu relato, e que ele possa servir de inspiração para vocês valorizarem mais os profissionais da saúde que estão arriscando suas vidas para salvar as nossas. Eles são essenciais para a nossa sociedade, e devem ser tratados com dignidade e gratidão.
Marcelo Negreiros