Confira as principais efemérides da semana na seção Hoje é Dia

Não faltam datas comemorativas na coluna Hoje é Dia da semana entre 27 de março e 2 de abril de 2022. Neste domingo (27), temos a celebração do Dia Mundial do Teatro, do Dia Nacional do Circo e do Dia do Grafite.

O Dia Nacional do Circo é uma homenagem ao palhaço paulista Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolin. Em 2022, o nascimento dele completa nada menos do que 125 anos. A história de Piolin foi contada em um especial da Agência Brasil de 2015, que pode ser lido aqui. A TV Brasil Play disponibiliza, gratuitamente, conteúdos especiais para quem quer mergulhar no universo do circo e do teatro: o primeiro, a série documental Circos, que, em quatro episódios, apresenta as artes circenses, como a palhaçaria, equilibrismo, acrobacia e ilusionismo – e conta também como é a vida de quem percorre o país com o circo. 

Publicidade

E o programa Curta Temporada traz espetáculos teatrais marcantes na íntegra, trazendo atuações dos palcos para a televisão. Assista o episódio O Elixir do Amor, uma comédia romântica adaptada da ópera L’Elisir d’Amore, de Gaetano Donizetti com libretto de Felice Romani. É a história do vaqueiro Nemorino, apaixonado por sua patroa Adína, que, para fazer ciúmes ao rapaz, resolve se comprometer com Belcore, um sargento pretensioso:

O Dia do Grafite, que também é comemorado neste domingo, é uma homenagem a um dos pioneiros da arte no país: Alex Vallauri. Em 2018, o Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, falou sobre as raízes e origens do movimento, suas fontes de inspiração e como as ruas se transformaram em ateliê para estes artistas. Assista:

E ainda neste domingo (27), completam-se dez anos sem Ademilde Fonseca. Ela recebeu o título de rainha do choro e é tida por muitos como a mais importante cantora do gênero. Por isso, o Roda de Choro, da Rádio Nacional, dedicou um programa inteiro à vida e obra de Ademilde. Ouça. na íntegra:

Edição: Nathália Mendes para Agência Brasil

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: