google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Inteligência artificial passa em exame de licenciamento médico

O site de inteligência artificial (IA) conhecido como ChatGPT, criado por Elon Musk e Sam Altman, realizou a prova do Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE, na sigla em inglês) — e foi aprovado. A Microsoft investiu recentemente US$ 1 bilhão na OpenAI, em 2019, e assinou um novo contrato multimilionário com a empresa.

Segundo o jornal britânico The Times, a ferramenta respondeu cerca de 350 das 376 questões. A pontuação em uma das sessões acima da nota mínima de 60%. Em outras duas passou perto da aprovação, com 45% e 54%.

“Alcançar a nota de aprovação para este exame especializado notoriamente difícil e fazê-lo sem nenhum reforço humano representa um marco notável na maturação clínica da inteligência artificial (IA)”, disse o autor do estudo.

De acordo com um dos autores, os resultados mostram que a IA pode auxiliar o profissional durante a consulta médica. “Esses resultados sugerem que os grandes modelos linguísticos podem ter o potencial de ajudar no ensino médico e influenciar na tomada de decisões clínicas.”

Seu desempenho, relatado na revista Plos Digital Health, também aumentará os temores de que sistemas como o ChatGPT possam ser usados para fraudar os exames.

A IA já passou em outros exames universitários, incluindo um para um curso de administração de empresas na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, onde obteve uma nota B.

Um porta-voz do Conselho Médico-Geral dos Estados Unidos disse que existe a possibilidade de a IA ser usada para fraudar exames. “Estamos cientes das possibilidades de inteligência artificial sendo usada para exames e continuaremos monitorando a situação para garantir que a integridade das avaliações médicas seja protegida”, disse. “Detectar trapaças está se tornando mais complexo em um mundo eletrônico.”

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima