Durante a convenção nacional do PSB, nesta sexta-feira, 29, Lula (PT), pré-candidato à Presidência da República, afirmou que o encontro do presidente Bolsonaro (PL) com embaixadores foi uma idiotice. O petista se referia às inseguranças que o chefe do Executivo compartilhou sobre as urnas eletrônicas.
“É idiotice chamar os embaixadores de quase 70 países para fazer o pior papel que um presidente pode fazer”, classificou Lula. “Ele mentiu e vendeu uma falsa ideia de que, no Brasil, a democracia corre risco por causa das urnas eletrônicas.”
No evento, o PSB aprovou a coligação com a federação PT, PV, PCdoB, o apoio à candidatura de Lula e oficializou o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice do petista.
Lula também afirmou não ter nenhum problema com as Forças Armadas. “Elas têm suas funções estabelecidas na Constituição e nunca perguntam para que nem o porquê da decisão de um presidente. Eles cumprem”. Na quarta-feira 27, o ex-presidente tinha afirmado que as Forças Armadas são “mais responsáveis” do que Bolsonaro e que não aceitariam um “golpe”.
‘Às ruas’
O ex-presidente também disse que nas próximas semanas sua campanha vai “para as ruas”. “Daqui pra frente é tudo em lugar aberto. Temos que ir para as ruas e mostrar que o povo brasileiro quer democracia de verdade. Não podemos ceder a esse fanfarrão”, explicou ele ao referir-se ao presidente.
Além disso, o candidato à Presidência também orientou seus apoiadores a não aceitarem nenhuma provocação, mas que ganhem pela coragem. Já Alckmin, afirmou que o atual governo é o “mais irresponsável e incompetente que o Brasil já teve”. Para ele, Bolsonaro não possui nenhuma sensibilidade e faz de tudo para arruinar a estabilidade das famílias no país.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.