Meteoro mais potente do ano é visto no Rio Grande do Sul

O meteoro mais potente deste ano foi avistado nos céus de Taquara, no Rio Grande do Sul, em 3 de outubro. O Observatório Espacial Heller & Jung registrou o momento em que o objeto espacial explodiu na atmosfera, às 2h26. Ao todo, o fenômeno durou 5 segundos.

Segundo Carlos Fernando Jung, proprietário do observatório, a magnitude do meteoro é a maior registrada até o momento em 2022, atingindo -9. Na astronomia, quanto mais negativo o número, mais luminoso é o corpo celeste. A Lua cheia pode atingir -13, enquanto o Sol, objeto mais brilhante no céu, tem magnitude aparente de -27.

Jung explicou que o meteoro entrou na atmosfera a 107 quilômetros de altitude e foi extinto a 81,8 quilômetros. De acordo com o pesquisador, o corpo celeste faz parte da chuva October Gamma Puppids. É possível que outros meteoros dessa chuva sejam vistos nas primeiras semanas de outubro.

O fenômeno também foi avistado em outras cidades do sul do Brasil, como Florianópolis (SC), Canoas (RS), Timbé do Sul (SC), Chapecó (SC), Criciúma (RS), Tangará (SC) e Caxias do Sul (RS).

Os astrônomos disseram ainda que o meteoro é do tipo bólido (objetos que deixam uma trilha ionizada duradoura, explodindo no fim). Na maioria das vezes, são completamente vaporizados durante sua passagem pela atmosfera.

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima