Morreu, neste sábado (2), o urologista Osório Lopes Abath. Ele tinha 79 anos, recém completados no último dia 28 de março. A causa da morte não foi informada.

Nas redes sociais, o Hospital Napoleão Laureano se pronunciou dizendo que “hoje, mais que uma nova estrela no céu, brilharão muitas homenagens e muitas salvas de palmas pela honra e vida de nosso amigo, o médico urologista, Dr. Osório Lopes Abath Filho (CRM-PB 654). Dr. Osório doou-se à Medicina, à urologia e ao Hospital Napoleão Laureano ao longo de seus 79 anos de vida, 53 anos como médico e também dedicados aos pacientes do Hospital Napoleão Laureano.”

Publicidade

Ainda na nota, o hospital manifestou que “toda a diretoria da FNL/HNL, colaboradores, acadêmicos, pacientes e familiares são testemunhas desse excelente profissional, exemplo de ser humano, que viveu para salvar milhares de vidas exercendo a medicina na Paraíba. Dr. Osório Abath chegou ao Hospital Napoleão Laureano ainda estudante de Medicina, em 1966, e foi por muitos anos chefe do serviço de Urologia. Ele deixa um legado que jamais será esquecido, pois sempre foi um profissional ético e de muita responsabilidade para com seus pacientes e colegas de trabalho. Certamente, multiplicou seu exemplo no coração e currículo daqueles que tiveram sua companhia.”

“Sem sombra e dúvidas, ele engrandeceu o nome da Medicina, não somente do Hospital Napoleão Laureano, mas da Paraíba e do Nordeste”, ressalta o diretor financeiro da FNL, Dr Antônio Carneiro Arnaud.

“Nessa última semana, celebramos sua natalidade. Ainda, diariamente, ele permanecia ativo nos corredores do Hospital Napoleão Laureano. Assim, ele permanecerá”, homenageou Dr Thiago Lins, diretor geral do Hospital Napoleão Laureano.

A entidade desejou “que Deus conforte suas filhas, Christiane e Drª Roberta, familiares e amigos. Nossos mais sinceros sentimentos e condolências de pesar de todos que fazem parte do HNL.” O Dr Osório era pai de Roberta Abath, que foi secretária de Saúde do Estado na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho.

O CRM-PB também se pronunciou sobre a perda. “O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do urologista Osório Lopes Abath Filho, neste sábado (02)”, comunicou o CRM-PB, hoje, nas redes sociais.

Dr. Osório foi professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), presidente da Sociedade de Urologia da Paraíba e um dos homenageados pelo CRM-PB na Semana do Médico 2020, quando recebeu a Comenda Lucas – Médico de Homens e de Almas, por mais de 50 anos de dedicação à Medicina.

“Neste momento de tristeza, o CRM-PB presta solidariedade e condolências aos familiares e amigos”, completou o Conselho Regional, em nota.

Velório e sepultamento

O velório acontece neste sábado, a partir das 16h, no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, em João Pessoa. O sepultamento está agendado para as 10h desse domingo (3).

Matéria de Parlamento PB

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: