
Jarbas Alves, conhecido popularmente como Jabá e ex-baixista da banda Ratos de Porão, morreu aos 60 anos nesta terça-feira, 26. A informação foi confirmada pelo perfil oficial do grupo em uma publicação feita no Instagram. “Descanse em paz, amigo Jarbas”, diz a legenda do post. O músico enfrentava problemas no fígado e nos rins. Um dos pioneiros do punk rock no Brasil, o grupo musical foi formado em 1981 com Jabá, Betinho (Roberto Massetti) na bateria e Jão (João Carlos Molina Esteves) nos vocais. Jarbas ficou na banda até 1992.
No Instagram, Jão, do Ratos de Porão, lamentou a perda do amigo. “Meu irmão da vida inteira se foi, meu querido Jarbas nos deixou, descanse em paz irmão”, publicou o guitarrista. Após a saída de Jabá do grupo, Walter Bart assumiu o baixo entre 1993 e 1994, seguido por Pica-Pau entre 1994 e 1997, Fralda, de 1998 a 2003, quando o instrumento foi parar nas mãos de Juninho, o baixista atual.
Em 1983, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, entrou na banda para tocar guitarra. Após o lançamento do álbum SUB, Betinho deixou o grupo, e Jão assumiu a bateria. Com isso, João Gordo chegou ao Ratos de Porão como vocalista. Depois de lançar outros álbuns, o grupo se desfez por um breve período até retomar a formação original em 1985, com Jão, Jabá e Betinho. Atualmente a banda é formada por João Gordo, Jão, Boka (Maurício Alves Fernandez) e Juninho. No aniversário de Jão, em junho deste ano, Jabá subiu ao palco para tocar com seus amigos de banda pela última vez.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.