Alvo de ataques promovidos por membros do PT e aliados, o jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) afirma que “os petistas sempre hostilizaram a imprensa livre”. A afirmação da publicação consta em editorial publicado nesta quarta-feira, 22.
“Não durou muito a farsa segundo a qual Lula da Silva precisava ser eleito para, segundo suas palavras, ‘recuperar a democracia neste país’”, afirma o jornal, em trecho de seu editorial, texto que representa a opinião de uma empresa de comunicação. O veículo de mídia ressalta, na sequência, que o presidente da República e outros representantes do PT têm histórico de não respeitar o jornalismo independente.
De acordo com o Estadão, “bastou que a imprensa começasse a publicar notícias desfavoráveis ao governo para que esses campeões da democracia voltassem a ser o que sempre foram — a vanguarda da truculência”. Além disso, o jornal cita que “para a seita petista, vale tudo, até mentir e distorcer, para desmoralizar aqueles que ousam revelar os malfeitos do governo de Lula.”
Para reafirmar o entendimento de que petistas hostilizam a imprensa livre, a equipe do Estadão voltou à história do fim de semana. Isso porque no domingo 19, a deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, atiçou a militância virtual para proferir ataques ao jornal e à editora-executiva da publicação em Brasília, Andreza Matais. O motivo das ofensas virtuais foi a série de reportagens sobre a “Dama do Tráfico”, que teve reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em jogo, a tentativa de promover uma suposta denúncia contra Andreza para, consequentemente, descreditar o conteúdo produzido pelo impresso.
Titular da pasta, Flávio Dino ajudou a compartilhar os ataques contra o Estadão. O mesmo ocorreu com o influenciador digital Felipe Neto, que integra o “conselhão” de Lula, e o jornalista Leandro Demori, que tem salário mensal de R$ 36 mil para apresentar um programa semanal na TV Brasil, emissora pública mantida pela Empresa Brasil de Comunicação.
“Esse é o padrão de atuação dos petistas”, reforça o jornal. “Para eles, nem é preciso que a informação seja verdadeira para que seja usada em favor de seus propósitos autoritários, isto é, difamar o jornal que revelou que a mulher de uma das lideranças do Comando Vermelho participou de reuniões no Ministério da Justiça e Segurança Pública.”
Diante de ataques de petistas contra a imprensa livre, Estadão ganha apoio de entidades
Gleisi Hoffmann criticou Rodrigo Pacheco por causa de um projeto de lei que obriga o pagamento de emendas parlamentares. O PL ainda não foi votado | Foto: Lula MarquesPor fim, o Estadão destaca que os ataques de petistas repercutiram entre entidades voltadas ao trabalho da imprensa. Foi o caso, por exemplo, da Associação Nacional de Jornais. A instituição atentou-se, além de tudo, ao fato de os ataques terem sido direcionados a uma mulher jornalista, no caso Andreza Matais.
Além disso, outras três entidades de jornalismo repudiaram, na noite desta terça-feira, 21, os ataques virtuais contra o Estadão. A Federação Nacional dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal assinaram comunicado em conjunto, no qual pediram respeito ao código de ética da categoria. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo falou em “ambiente massacrante” promovido por entes do PT.
“Mas os petistas perdem tempo e energia”, afirma o Estadão. “Desde sua fundação, há quase 150 anos, este jornal nunca vergou diante da força bruta dos inimigos da democracia, e não serão os arreganhos dos sabujos de Lula da Silva que o intimidarão. Continuaremos a publicar tudo o que nosso jornalismo apurar, a respeito deste ou de qualquer outro governo, pois a função da imprensa responsável e livre é revelar aos cidadãos o que os poderosos querem esconder. Isso sim é democracia — sem aspas.”
A íntegra do editorial de O Estado de S. Paulo está disponível na internet.
Leia também: “A censura tem pressa. Eles vão tentar de novo”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 164 da Revista Oeste
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
