A Paper Excellence, uma das maiores produtoras de papel e celulose do mundo, obteve mais uma vitória na Justiça pelo controle integral da Eldorado Brasil Celulose, da qual já detinha 49,41% do capital.
O desembargador Francisco de Godoi, do Tribunal de Justiça de São Paulo, reverteu uma decisão anterior e autorizou a transferência de 100% para a Paper da fábrica de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
O tribunal arbitral, conduzido entre 2018 e 2021 pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), reconheceu a razão e a boa-fé da Paper Excellence e decidiu, por unanimidade (3 votos a 0), o direito da empresa de assumir o controle e, consequentemente, a gestão da Eldorado.
A decisão do desembargador permite que a Paper Excellence dê continuidade à transferência do restante das ações da produtora de celulose brasileira.
O caso
O controle da Eldorado Brasil Celulose é alvo de uma longa disputa em tribunais do Brasil e do exterior.
A Eldorado foi vendida em setembro de 2017 para o empresário Jackson Widjaya, da mesma família que controla a empresa asiática Asia Pulp and Paper, dona da Paper Excellence.
No entanto, desentendimentos entre compradores e vendedores levaram a negociação para a arbitragem judicial, na Câmara de Comércio Internacional (ICC), com sede em Paris.
A Paper fez pagamentos de R$ 3,8 bilhões, equivalentes a 49,4% da Eldorado, mas o negócio não foi concluído, porque o Grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, alegou que os asiáticos não liberaram as garantias prestadas pelo grupo em dívidas da Eldorado para pagar os credores.
Descubra mais sobre MNegreiros.com
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
