[Editado por: Marcelo Negreiros]
O embarque da oposição ainda é tímido, e do PL, por exemplo, apenas um deputado assinou a PEC. Fernando Rodolfo (PL-PE) justificou, em suas redes sociais, que o “interesse do povo deve estar acima dos interesses dos partidos” e por isso assinou a proposta. Nos comentários, o parlamentar recebeu elogios, mas também críticas de seguidores.
Ao UOL News, ele afirmou que vai sugerir vai propor a jornada 5×2 para que o texto avance na Câmara. “Quem coloca ideologia política, porque a deputada que apresentou é de esquerda e eu nem quero ver o projeto dela, está errado. Estamos perdendo tempo sem ter aprovado uma redução de jornada no Brasil, e com a manutenção do salário”, disse o deputado.
Se na Câmara enfrenta resistência, na internet o projeto já tem mais de 1,6 milhão de assinaturas em uma petição online. A iniciativa foi lançada por Rick Azevedo (PSOL-RJ), vereador recém-eleito no Rio. O psolista mantém a mobilização no assunto tanto nas redes sociais como nas ruas, com ações de panfletagem pelo movimento VAT (Vida Além do Trabalho).