A pesquisa Datafolha mostra que apenas 16% dos brasileiros consideram o trabalho do Congresso Nacional como ótimo ou bom. Por outro lado, 33% avaliam a atuação dos congressistas como ruim ou péssima. A parcela de entrevistados que considera o trabalho dos parlamentares regular é de 48%, enquanto 4% não souberam responder. A pesquisa foi realizada com 2.016 pessoas em 139 municípios, entre os dias 12 e 13 deste mês, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em comparação com a mesma época da legislatura anterior, em agosto de 2019, a porcentagem de pessoas que consideravam o trabalho dos parlamentares como ótimo ou bom também era de 16%. Naquele momento, 35% reprovavam o trabalho e 45% o consideravam regular.

Em relação à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pesquisa do Datafolha aponta que 39% dos entrevistados a consideram ótima ou boa, enquanto 31% avaliam como ruim ou péssima. Outros 30% consideraram o governo Lula como regular, e 2% não souberam responder ou não opinaram.

A aprovação do governo Lula se manteve estável, dentro da margem de erro da pesquisa, passando de 37% para 38%. A reprovação da gestão petista aumentou de 27% para 31%.

Luiz Inácio Lula da Silva tem maior aprovação entre os moradores do Nordeste (49%), pessoas com baixa escolaridade (53%) e indivíduos mais pobres (43%). Por outro lado, a reprovação do governo Lula é maior na região Sul do país (39%), entre as pessoas que ganham de cinco a 10 salários mínimos (44%) e os evangélicos (41%).

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva