google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

PF apreende embarcação do tráfico

[Editado por: Marcelo Negreiros]

A Polícia Federal apreendeu, neste sábado, 31, uma embarcação semissubmersível na Ilha do Marajó, no Pará. A operação ocorreu com o apoio da Força Aérea e da Marinha, além da colaboração de agências de Portugal, Espanha e Estados Unidos. Segundo a PF, o equipamento servia para transportar cocaína até a Europa.

A embarcação é semelhante à interceptada em alto-mar, no início do ano, com quase sete toneladas de drogas. Na ocasião, cinco homens foram presos no mar de Portugal. Três deles eram brasileiros.

Leia mais: “Marinha dos EUA abate veleiro brasileiro com cocaína em alto mar; assista”

Segundo a PF, essa é a primeira apreensão de uma embarcação semissubmersível feita pela corporação. “A Polícia Federal está atenta a essa evolução nas estratégias criminosas e seguirá atuando de forma incisiva, com aprofundamento das investigações para identificar e responsabilizar todos os envolvidos na fabricação, logística e financiamento desse tipo de operação ilícita”, informou a corporação, em nota oficial.

“A identificação e localização da embarcação foram possíveis graças ao intercâmbio de informações de inteligência, no âmbito da cooperação internacional, com destaque para a colaboração da Polícia Nacional da Espanha, da Polícia Judiciária de Portugal e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos”, disse a PF.

Contrução do “Submarino do tráfico” foi na Ilha do Marajó

As autoridades portuguesas informaram que os entorpecentes iriam para outras embarcações. A investigação revelou que a construção do “submarino do tráfico” ocorreu na região do Marajó.

YouTube videoYouTube video

A nova apreensão é um desdobramento direto desse caso. De acordo com a corporação, o uso da estrutura indica uma tentativa do crime organizado de diversificar estratégias no transporte de drogas para o mercado europeu.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Em fevereiro de 2024, forças de segurança do Pará já haviam apreendido um semissubmersível no município de São Caetano de Odivelas.

Leia também:

[Oeste]

Conteúdo Original


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima