São José é um dos santos mais queridos e venerados pelos católicos. Ele é o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus Cristo. Ele é também o patrono da Igreja universal, dos trabalhadores, das famílias e dos moribundos.
A solenidade de São José é celebrada todos os anos no dia 19 de março, data que remonta ao século X na Europa. Mas este ano, por uma questão litúrgica, a festa será antecipada para o dia 18 de março.
Isso acontece porque o dia 19 de março cairá em um domingo, que é o quarto domingo da Quaresma. Segundo as normas da Igreja Católica, os domingos do Tempo Comum e do Tempo Pascal têm precedência sobre as solenidades dos santos. Assim, neste caso, o domingo da Quaresma deve ser celebrado no seu próprio dia e não pode ser substituído pela solenidade de São José.
Para não deixar passar em branco a memória do santo padroeiro da Igreja, a solução encontrada foi transferir sua celebração para o sábado anterior ao domingo da Quaresma. Essa transferência já aconteceu outras vezes na história da liturgia católica, como em 2006 e 2017.
A antecipação da solenidade de São José não diminui em nada sua importância e seu significado para os fiéis. Pelo contrário, pode ser uma oportunidade para conhecer melhor sua vida e sua missão, e para imitar suas virtudes de fé, obediência, humildade e trabalho.
São José foi escolhido por Deus para ser o guardião da Sagrada Família e o colaborador do plano divino da salvação. Ele aceitou com confiança e amor a vontade de Deus revelada pelo anjo em sonho. Ele cuidou com carinho e zelo de Maria e Jesus, enfrentando as dificuldades e os perigos da época. Ele ensinou Jesus a trabalhar como carpinteiro e a cumprir os deveres religiosos do povo judeu.
São José é um modelo para todos os cristãos que querem seguir Jesus com fidelidade e generosidade. Ele nos mostra como viver na intimidade com Deus e com a família; como trabalhar com honestidade e dignidade; como servir com simplicidade e disponibilidade; como sofrer com paciência e esperança.
Que São José interceda por nós junto ao seu Filho Jesus Cristo e nos ajude a viver nossa vocação cristã com amor e coragem.