Nesta sexta-feira (03), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro, apresentou as metas da Justiça Eleitoral no estado para garantir maior eficiência no pleito de 2026.
A Paraíba se destacou nacionalmente em 2024 por ser o primeiro estado a concluir a totalização dos votos no primeiro turno das eleições municipais. Segundo o presidente do TRE-PB, a meta é manter essa marca.
“Teremos aqueles pontos de internet onde a conexão será mais rápida. Tivemos um exemplo disso recentemente na eleição municipal, onde João Pessoa adotou essa metodologia, a Paraíba adotou essa metodologia e fomos o primeiro a divulgar os resultados no primeiro turno do país inteiro, o que foi muito importante”, enfatizou.
O desembargador também ressaltou as medidas para evitar falhas técnicas relacionadas às urnas eletrônicas.
“O grande desafio nosso é ter essa metodologia integrada, própria, padronizada em todos os tribunais regionais eleitorais. Estamos aí com a avaliação das nossas urnas. As urnas que foram problemáticas no passado não serão utilizadas nem para contingência. Isso traz mais segurança, traz mais eficiência na hora da votação”, pontuou.
Trigueiro ainda pontuou a modernização do cadastro eleitoral, com o objetivo de reduzir as filas nos últimos dias do prazo de regularização.
“De nossa parte, a gente continua a aprimorar o sistema de cadastro do eleitor. Vamos procurar ter uma antecipação para não chegar aquele último dia e ter aquela figura de filas quilométricas. Se Deus quiser, não teremos mais isso, porque estamos planejando de forma diferenciada”, garantiu.
De acordo com Oswaldo Trigueiro, atualmente, cerca de 96% do eleitorado paraibano já está biometrizado, mas há novas metas para ampliar essa cobertura.
“Estamos fazendo um investimento agora grande e esperamos ter um resultado ainda mais expressivo quando do final desse processo de biometrização, trazendo de fato eficiência na recolha do cadastro do eleitor e, consequentemente, segurança na hora dele se apresentar para sufragar o seu representante”, concluiu.
[ParaibaOnline]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.