Senadores apresentam pedido de impeachment contra Barroso

Seis senadores apresentaram nesta quarta-feira, 23, um novo pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), por um suposto conflito de interesses. O grupo é formado por Eduardo Girão (Podemos-CE), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Lasier Martins (Podemos-RS), Luis Carlos Heinze (PP-RS), Carlos Viana (PL-MG) e Plínio Valério (PSDB-AM).

Eles argumentam que o ministro rompeu com sua imparcialidade quando participou de um jantar privado com o advogado Cristiano Zanin, que trabalha para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O encontro ocorreu na semana passada, em Nova Iorque. O jantar foi promovido pelo Lide, grupo empresarial do ex-governador de São Paulo João Doria.

“Aquela imagem foi muito forte para o cidadão de bem brasileiro, porque o ministro Luís Roberto Barroso votou na anulação dos processos do Lula na 13ª, permitindo que o ex-presidente se candidatasse nestas eleições”, argumentou Girão, durante coletiva de imprensa.

Outra questão destacada no pedido de impeachment é que Barroso não se declarou suspeito quando fez palestras sobre a legalização do aborto e sobre a legalização das drogas. “Isso não é tarefa de um ministro do Supremo”, declarou Martins. “Os ministros, como juízes, têm a obrigação da discrição, mas não é o que acontece com vários deles.”

Os senadores citaram também a suposta interferência do magistrado na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso. Eles lembram que parlamentares foram substituídos da votação da matéria depois de uma reunião de Barroso com lideranças partidárias.

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima