Publicado em:
Última atualização:

Recentemente a cantora Iza se declarou demissexual no podcast “Quem pod, Pod”, assim como a apresentadora Giovanna Ewbank. Sendo assim, o assunto ganhou a internet nos dias seguintes e muitos internautas passaram a se perguntar o que é. Em suma, demissexualidade é uma das inúmeras sexualidades já identificadas. Porém, o que é sexualidade e qual sua importância nas nossas vidas?

Com o intuito de responder essas perguntas é que trazemos esta matéria. No entanto, antes de começarmos é preciso diferenciar agora sexualidade de sexo. Ou seja, devemos compreender que sexo é referente a definição dos órgãos genitais, logo, masculino ou feminino. Diferente da sexualidade, que está relacionada com o que somos capazes de sentir e expressar.

O que é sexualidade?

A sexualidade popularmente conhecida, geralmente começa a ser aparente na adolescência. Porque é neste período da vida que nosso corpo está amadurecendo e começando a receber e vivenciar estímulos externos relacionados ao lado sexual. Mas nem só de vida sexual se trata a sexualidade.

Leia também Gravidez na adolescência: um assunto que precisamos discutir

Então o que é sexualidade? É uma parte da personalidade de cada ser humano. Trata-se de uma necessidade básica inseparável de outros aspectos. Logo, ela não se limita ao ato sexual e gozo. Pelo contrário, é uma expressão do sentir, pensar e se relacionar com pessoas e a vida.

Tudo aquilo que vivenciamos é registrado pelo nosso corpo. Assim, tudo que vivenciamos influenciam na sua formação.

“A sexualidade está presente em todos nós! Todo ser humano vive e cresce desenvolvendo sua sexualidade a partir das mudanças ocorridas ao longo do desenvolvimento: o crescimento e amadurecimento do corpo físico, as práticas sexuais e reprodutivas, a orientação sexual e o erotismo, os vínculos amorosos, entre outras mudanças. Certamente, o que somos hoje, em relação à expressão da nossa sexualidade” disse Ana Cláudia Bortolozzi Maia, Doutora em Educação. Professora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp – Bauru, em seu artigo Sexualidade e educação sexual.

Qual a importância na nossa vida

Fazemos parte de uma sociedade que ainda olha de forma equivocada para o tema. Por isso, as éticas exercidas e ensinadas a respeito disso seguem sendo preconceituosas. Sendo assim, nossos comportamentos sociais ou sexuais passam por uma espécie de repressão silenciosa.

Deste modo, a sexualidade se faz importante em nossa vida, porque é a característica geral por onde experimentamos e compreendemos os prazeres e desprazeres. Quanto mais afinados com ela, melhor e maior será o entendimento de nós mesmos.



Source link

Comente a matéria: