STJ permite a três pessoas plantio de cannabis para fins medicinais

A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira, 14, conceder salvo-conduto para três produtores de “cannabis”, conhecida popularmente por maconha, que utilizam a planta para fins medicinais. A decisão impede que o trio seja preso e responda por tráfico de drogas.

Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a importação de produtos derivados da maconha para tratamentos de saúde. O plantio da cannabis em casa, porém, não tem regulamentação. A decisão de hoje pode abrir caminho para facilitar a plantação doméstica.

Em um dos casos analisados pelo STJ está o de uma idosa de 70 anos, diagnosticada com câncer de mama. A doença levou a mulher a ter depressão, insônia e artrose. Ela começou a importar o medicamento à base de canabidiol dos Estados Unidos, mas interrompeu o tratamento por não conseguir bancar o custo de R$ 20 mil anuais para ter acesso ao remédio. No pedido formulado à Justiça, a mulher declarou plantar em casa 60 mudas por ano — 15 a cada três meses.

O relator do caso, ministro Rogério Schietti, afirmou que “todos conhecem os benefícios da planta para auxílio medicinal”. Ele disse que o Poder Judiciário precisa dar segurança aos pacientes para que não sejam apontados criminalmente como traficantes de drogas.

Source link


Descubra mais sobre MNegreiros.com

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima