A Superintendência de Trânsito e Transportes de Patos – STTRANS, durante todo o mês de maio, realizou ações referentes ao movimento ‘Maio Amarelo’, as quais foram intensificadas com cursos de instruções para condutores de veículos; motoristas de aplicativos; palestras para motoboys e trabalhadores de empresas privadas; ciclistas e ações para alunos das escolas públicas e privadas. Dentre as ações, também foi iniciada a aplicabilidade de videomonitoramento com equipes de campo do Núcleo de Educação, com exposição de faixas de orientações à população para que as leis de trânsito sejam respeitadas.
O superintendente da STTRANS, Elucinaldo Laurindo, fez uma avaliação positiva das ações realizadas durante a campanha Maio Amarelo que este ano teve como temática ‘No trânsito, escolho a vida’. “Todas as nossas atividades foram para intensificar e conscientizar a população, em especial, aqueles que estão ligados diretamente no trânsito como: motoristas de aplicativos, taxistas, motoristas de empresas, motociclistas, enfim… realizamos uma programação vasta, intensa e procuramos atingir o maior público possível para que assim, possamos ter um trânsito mais seguro”, relatou.
Ainda de acordo com Elucinaldo as atividades educativas e de orientação continuarão durante todo o ano, principalmente por meio da Escola Pública de Trânsito que tem atendido diversos públicos com palestras e atividades como os projetos ‘agente mirim’ e ‘condutores do futuro’. Foram realizadas blitzen educativas em parcerias com agentes do DETRAN, da PRF e CPTRAN.
A programação contou com uma capacitação e palestra sobre normas de segurança do trabalho e sobre o autismo.
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O lema da campanha neste ano é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram registradas cerca de 30 mil mortes no trânsito no país. A maioria dos acidentes são causados por falhas humanas, como desrespeito à sinalização, excesso de velocidade, uso de celular ao volante e falta do cinto de segurança.
A STTRANS espera que as ações realizadas durante o Maio Amarelo contribuam para reduzir esses números e promover uma cultura de paz e respeito no trânsito. A superintendência também reforça que os motoristas devem revisar as condições dos veículos antes de viajar, respeitar os limites de velocidade nas vias públicas e proteger as crianças na cadeirinha adequada para a idade.
Com informações da COORDECOM