Telescópio James Webb captura imagem nítida de Netuno

O telescópio James Webb, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), capturou seus primeiros registros de Netuno. As imagens do gigante de gelo foram divulgadas nesta quarta-feira, 21, pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo a agência espacial norte-americana, o registro inédito revela não apenas a visão mais nítida em 30 anos dos anéis do planeta, mas também suas principais características. Nas novas imagens, é possível ver seus anéis e algumas faixas de poeira mais fracas.

“Há três décadas que vimos pela última vez esses anéis fracos e empoeirados”, disse Heidi Hammel, cientista da equipe interdisciplinar do telescópio James Webb. “E esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho.”

Os registros foram obtidos por meio da Near-Infrared Camera (NIRCam), que possui três filtros infravermelhos. O equipamento foi capaz de mostrar os detalhes do planeta mais distante do sistema solar.

O James Webb também capturou sete das 14 luas conhecidas de Netuno. Na imagem, um ponto de luz brilhante se destaca ao lado do planeta. Trata-se de Tritão, a lua do gigante de gelo.

James Webb Netuno
Foto: Divulgação/Nasa/ESA/CSA/STScl

Planeta vermelho

Na segunda-feira 19, a Nasa e a ESA divulgaram as primeiras imagens de Marte capturadas pelo telescópio James Webb. Segundo a agência norte-americana, o equipamento traz uma “perspectiva única” do planeta. Os registros foram feitos em 5 de setembro.

O James Webb está próximo de Marte. Por isso, consegue analisar fenômenos que ocorrem em curto prazo, como tempestades de poeira e alterações sazonais. A atividade do satélite também permite que cientistas estudem fenômenos que aconteceram em diferentes momentos do planeta marciano.

Em uma das imagens divulgadas, é possível observar os anéis da cratera Huygens, que tem cerca de 450 quilômetros de diâmetro. Nessa mesma foto, a Syrtis Major, uma rocha vulcânica escura, está aparente.

Na segunda imagem, o telescópio capturou momentos de emissão térmica. Nesse caso, a foto mostra a luz que o planeta emite à medida que perde calor.

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima