[Editado por: Marcelo Negreiros]
Entre seus principais adversário estava outra mulher, a ex-deputada da oposição, modelo e também apresentadora de TV, Renho, de 56 anos. Embora a atenção durante a campanha tenha se concentrado nas duas mulheres, os resultados prévios divulgados pela NHK colocou em segundo lugar o candidato independente Shinji Ishimaru, 41 anos, ex-prefeito de Akitakata, no oeste do Japão, que tem como destaque sua experiência na área de finanças, como ex-banqueiro.
“Com o forte apoio dos habitantes de Tóquio, fui nomeada para liderar esta grande cidade”, disse Koike aos apoiadores após a divulgação das primeiras estimativas. “Hoje, o Japão e Tóquio enfrentam desafios diferentes”, como a inflação e as baixas taxas de natalidade, sublinhou.
A sua reeleição é bem-vinda para o Partido Liberal Democrata, no poder, do impopular primeiro-ministro Fumio Kishida, que apoiou Koike. Eleições nacionais estão planejadas no Japão para o final de 2025.
A eleição ocorreu num contexto de preocupação com a demografia. A taxa de fertilidade nacional atingiu um novo mínimo no ano passado, com 1,2 filhos por mulher, em média, e o número é ainda mais baixo em Tóquio, com 0,99.
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’);
[Redação]
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.