Você já imaginou como seria pousar um avião sem o trem de pouso? Essa foi a situação enfrentada pelo piloto de um avião de pequeno porte que precisou fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto municipal de Videira, no Meio Oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (5).

O avião, que pertence ao Aeroclube de Videira, apresentou problemas mecânicos no trem de pouso e não conseguiu baixá-lo para o pouso. O piloto, que era o único ocupante da aeronave, teve que fazer várias manobras no ar para gastar o combustível e diminuir o risco de incêndio na hora da descida.

Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o momento em que o avião toca o solo com a barriga e solta uma nuvem de fumaça. O piloto, um homem de 58 anos, conseguiu sair ileso do incidente e foi atendido pelos bombeiros e pela polícia militar que estavam no local.

Segundo o site do Aeroclube de Videira, a entidade foi fundada em 1948 e é a única da região Meio-Oeste Catarinense homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para oferecer cursos e instruções de voo. O aeroporto municipal de Videira, também chamado de Ângelo Ponzoni, tem uma pista de 1400 metros, toda pavimentada e sinalizada.

O caso será investigado pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que irá apurar as causas do problema no trem de pouso e as condições da aeronave.

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva