Você sabia? Chapolin Colorado já enfrentou Hitler em episódio inédito no Brasil

O herói atrapalhado, de origem mexicana, Chapolin Colorado (Roberto Gómez Bolaños), enfrentou vários vilões ao longo do seriado, dentre eles piratas, bandidos e até mesmo o líder nazista Adolf Hitler, (em ao menos três oportunidades), nos anos 1973, 1975 e 1980. Segundo o site “Fórum Chaves”, os dois episódios da década de 70 foram perdidos, sendo possível encontrar na internet somente a última versão gravada.

O episódio dos anos 80 em que Chapolin enfrenta Hitler se chama “El Encuentro del Siglo” (“O Encontro do Século”). Nele, o herói é acionado em um campo de batalha para ajudar os soldados a derrotar o líder nazista. Sempre que alguém o invoca para uma missão, utilizam da frase: “oh, e agora quem poderá me defender (ou ajudar)”?

Após conversar com os soldados anti-nazistas, interpretados por Benny Ibarra, Rodolfo Rodriguez e Rúben Aguirre, Chapolin vai ao encontro de uma moça (interpretada por Florinda Meza), que o leva até Hitler (Roberto Gómez Bolaños). Ao encontrá-lo, o herói chuta o traseiro do vilão e foge, antes de uma explosão ser provocada, por acidente, por um soldado nazista (Horacio Gómez Bolaños), ao puxar uma alavanca, derrotando os vilões.

Mesmo tendo enfrentado Hitler três vezes, se engana quem acredita que essas foram as únicas vezes que Chapolin viu o nazista. Em 1977, pela penúltima vez, no episódio “O Ladrão do Museu de Cera”, o herói encontrou com uma estátua do genocida alemão, em um museu e fez uma careta para ele. Nessa oportunidade, quem interpretou o vilão foi Horácio Gómez Bolaños.

Chapolin faz careta para estátua de Hitler fazendo a saudação nazista (Imagem: Reprodução/SBT)

Sobre o período nazista hitlerista

O Nazismo foi um movimento ideológico nacionalista de extrema-direita, que ganhou força no período entre guerras, tendo ascendido ao poder da Alemanha em 1933, sob o comando de seu líder, Adolf Hitler (chefe do Partido Nazista), onde esteve até 1945.  O símbolo nazista era uma suástica e esse período sombrio da humanidade ficou marcado pelo preconceito e hostilidade a negros, gays, estrangeiros, deficientes físicos, mentais, opositores políticos do Nazismo e ao povo judeu, que eram perseguidos e levados a campos de concentração. 

A disseminação do preconceito a alguns grupos de pessoas, resultou no holocausto, um genocídio cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial contra aproximadamente seis milhões de seres humanos.  

O Partido Nazista tinha como principal característica a exaltação da “raça ariana”, conceito que surgiu no século 19. Segundo o site Super interessante, as ideias do diplomata, escritor francês e conde Arthur de Gobineau tiveram forte aceitação na Alemanha.  A definição do termo “ariano” para ele eram todos os povos nórdicos e germânicos que representavam o ápice da civilização, sendo responsáveis pelo progresso da humanidade ao longo da história. “Na verdade, os arianos não são uma raça, e sim um grupo linguístico, mais conhecido como indo-europeu”, disse o historiador Robert Rozett, da biblioteca Yad Vashem, em Israel. 

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima