Zelensky convida Xi Jinping a ‘reconstruir a Ucrânia’

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que gostaria de discutir a guerra no Leste Europeu com o aliado mais próximo da Rússia, Xi Jinping. O ex-comediante também pediu que a China ajude na reconstrução de seu país. As declarações do líder ucraniano foram concedidas ao Morning Post, um jornal de Hong Kong, na quinta-feira 4.

A Ucrânia é integrante da Nova Rota da Seda (BRI), um projeto global que concede empréstimos de alto custo a países pobres, para que possam construir obras de infraestrutura. Antes do conflito com a Rússia, a China era o principal parceiro comercial da Ucrânia.

Na conversa com o Morning Post, Zelensky disse esperar que a China reconsidere sua relação com a Rússia. “É um Estado muito poderoso”, afirmou o presidente ucraniano, referindo-se a Pequim. “É uma economia poderosa. Então, pode influenciar política e economicamente a Rússia. A China também é membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas [ONU]. Essa é uma guerra no nosso território, eles vieram para invadir. A China, como um país grande e poderoso, poderia cair e colocar a Federação Russa em um determinado lugar.”

Zelensky também disse estar frustrado com a falta de atitude do Conselho de Segurança da ONU, em relação à invasão de seu país. “Por que devemos ter o Conselho de Segurança, se qualquer país do mundo pode simplesmente decidir violar as regras militarmente?”, perguntou.

Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, artigo de capa publicado na Edição 102 da Revista Oeste

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima