No Brasil, 21% dos eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foram às urnas no primeiro turno das eleições de 2022. Essa proporção corresponde a quase 33 milhões de habitantes. Além disso, a soma de votos brancos e nulos para a Presidência da República atingiu 5,5 milhões. Desse modo, praticamente 38 milhões de eleitores brasileiros (25% do total) ainda não escolheram um presidente.

A votação realizada no domingo 2, não foi suficiente para encerrar a disputa em primeiro turno. Nenhum candidato conquistou mais de 50% dos votos válidos, condição para que não haja a segunda fase da disputa. Os dois mais votados foram Jair Bolsonaro (PL), atual presidente da República, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já ocupou o cargo por dois mandatos — e chegou a ser condenado por crimes relacionados a corrupção.

Bolsonaro (PL) teve 51 milhões de votos e Lula cegou a 57 milhões de votos. A terceira colada na disputa, Simone Tebet (MDB), bateu 3,6 milhões de votos. A quantidade de eleitores das candidaturas derrotadas no primeiro turno atingiu 9 milhões.

Ou seja: juntos, somaram praticamente quatro vezes menos eleitores que soma das abstenções (32,7 milhões) e dos votos nulos (3,5 milhões) e brancos (2 milhões, aproximadamente). Ao todo, a disputa contou com 11 candidaturas.

Source link

Comente a matéria: