O torcedor do Vasco da Gama, aos poucos, tem voltado a sorrir. Mesmo sem um futebol tão consistente, o time ocupa a quarta colocação na Série B do Brasileirão e caminha firme rumo ao acesso que escapou na temporada passada. Um dos motivos de alegria cruzmaltina tem nome e sobrenome:  Andrey Santos, volante de 18 anos, cria de São Januário, e já com a Europa no horizonte.

Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

Destaque das categorias da base, Andrey debutou como profissional em 2021, ainda menor de idade, no Campeonato Carioca. Mais maduro, com presença constante nas seleções de base, se consolidou neste ano como peça importante da equipe principal e rapidamente caiu nas graças da torcida.

Em 23 partidas pelo Vasco na temporada, o volante anotou cinco gols, todos eles na Série B, o que o coloca como vice-artilheiro do clube na competição. Além das bolas na rede, o garoto se destaca pela habilidade nos passes e leitura de espaço, atacando e defendendo. É o terceiro do Vasco em passes para finalização (0.9 por jogo) e segundo em desarmes (3.1 por jogo) nesta edição do campeonato.

O volante tem 5 gols na Série B -
O volante tem 5 gols na Série B – Divulgação/Instagram

A PLACAR, Fabio Cortez, ex-auxiliar permanente do Vasco, responsável por escalar o garoto na Série B de 2021, teceu elogios. “Eu o conheço desde criança, sempre foi muito acima da média, titular das equipes. Sempre soube que se tratava de um atleta de primeiro nível.”

Cortez foi um dos responsáveis pela transição do garoto para a equipe principal e o reconhece como o maior ativo do Vasco nos últimos anos, chegando a comparar sua classe e personalidade a de uma estrela do Liverpool e da seleção espanhola. “Fui treinador do Thiago Alcântara no futsal do Vasco e coloco o Andrey na mesma prateleira.”

Brilho na Copinha e consolidação

Andrey se destacou na Copinha 2022 -
Andrey se destacou na Copinha 2022 – Divulgação/Instagram

Nascido no Rio, em 3 de maio de 2004, Andrey completou maioridade recentemente e e por isso ainda teria longa estrada no sub-20. Entretanto, em janeiro deste ano, o destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior antecipou sua ascensão. Em seis jogos, marcou três gols e foi importante na campanha do Vasco até as oitavas de final da competição. Cerca de um mês depois, já ocupava o plantel principal.

Igor Guerra, treinador do Vasco sub-20, falou a PLACAR sobre a relação com o garoto e comparou a sua postura à de Matheus Cunha, hoje no Atlético de Madri e no radar da seleção brasileira, com quem trabalhou no sub-15 do Coritiba. “A primeira impressão dele foi na reta final do Brasileiro sub-17 de 2021. Ele recebe informação muito bem. É um atleta sério, dedicado e com facilidade para por em prática tudo o que falamos. Quando começamos a treinar, senti de cara a liderança, a segurança que ele passa para o grupo.”

Continua após a publicidade

Guerra não poupou elogios e foi enfático ao citar as características da joia, sobretudo a leitura dos espaços: “O Andrey é um atleta que participa de tudo. Na construção, gera desequilíbrios no adversário. Domina orientado [controle que coloca a bola já visando a ação seguinte], acha passes verticais, consegue dar assistências e pisa no ataque. E sem bola consegue subir bem a pressão, é agressivo, tem uma leitura boa e compõe linha. Tecnicamente, erra muito pouco, em ataque e defesa.” diz Guerra. “Fora a segurança que passa. Até nos profissionais vemos jogadores experientes o procurando, porque sabem que ele vai resolver o problema”.

Todas as fontes escutadas relataram que Andrey é uma pessoa de fácil trato. Igor Guerra exalta a humildade do garoto com um caso de bastidor: “Ele estava no vestiário, tinha descido para o sub-17 e pegou um meião um pouco surrado no momento que estava indo pro treino. Na hora a galera quis ir pegar o meião do sub-20, mas ele não deixou. Falou: ‘eu estou no sub-17, vou usar o mesmo material de todo mundo.’”

Seleção, futuro e Europa

Andrey conquistou o Sul-Americano sub-15 com a seleção -
Andrey conquistou o Sul-Americano sub-15 com a seleção – Divulgação/Instagram

Tamanho o destaque que Andrey virou figura recorrente nas seleções de base, desde o sub-15, categoria em que conquistou o Sul-Americano de 2019. Paulo Victor Gomes, atualmente técnico do sub-20 do Palmeiras, foi quem comandou a equipe na ocasião e falou a PLACAR sobre o meio-campista.

“O Andrey é um menino muito especial para mim. Desde seus 14, 15 anos demonstrou um nível de profissionalismo acima da média. É um jogador extremamente dedicado, trabalhador e responsável. Tem um anseio incrível de evoluir diariamente. Ele mantinha um contato direto comigo por telefone, sempre solicitava materiais dele e de jogadores referências na posição. Além disso, tem uma personalidade muito fora da curva e um perfil de liderança que busca assumir o controle do jogo. Não tenho dúvida que tem uma projeção imensa para o futuro, o mundo certamente irá conhecê-lo”, disse PV Gomes.

Tanto Igor Guerra, treinador dele na base do Vasco, quanto Fabio Cortez, um dos responsáveis pela promoção ao profissional, disseram que Andrey deve escrever história na seleção brasileira principal e no mais alto nível do futebol europeu.

Ex-treinadores do garoto afirmam que ele tem futuro na seleção brasileira principal -
Ex-treinadores do garoto afirmam que ele tem futuro na seleção brasileira principal – Divulgação/Instagram

Nas últimas semanas, o Barcelona chegou a oficializar uma proposta pelo garoto, mas as condições não agradaram. O valor da transação poderia chegar a 55 milhões de reais, valor bem abaixo da multa de Andrey, que gira em 160 milhões. O clube catalão monitora o atleta há mais de um ano e não tira o volante de seus alvos.

Fabio Cortez, que conheceu Andrey ainda muito jovem, revela que gosta de ver um atleta que passa por todas as categorias de base do clube brilhar no profissional. Porém, o ex-auxiliar do Vasco reconhece que a ida para a Europa é inevitável: “Ele tem nível para isso. Acredito que é um caminho difícil dele não fazer logo, acho que vai ser difícil segurar. E pela capacidade e qualidade do Andrey, tem que ir mesmo.”

Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens

Continua após a publicidade



Source link

Comente a matéria: