Você sabia que a Anvisa suspendeu a venda e o uso de todos os alimentos da marca Fugini? Neste post, vamos explicar o que aconteceu e quais são os riscos para a saúde dos consumidores.

A Fugini é uma empresa alimentícia que se destaca pela produção de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostarda. No entanto, uma inspeção sanitária realizada pela Anvisa, em conjunto com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP), encontrou falhas graves de boas práticas de fabricação na fábrica da empresa, localizada em Monte Alto (SP).

Segundo a Anvisa, os problemas identificados estão relacionados à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. Essas falhas podem impactar na qualidade e segurança do produto final, colocando em risco a saúde dos consumidores.

Por isso, a Anvisa publicou, no dia 27 de março de 2023, a Resolução – RE 1028/2023 , que suspende a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca Fugini fabricados pela empresa Fugini Alimentos Ltda. A medida é válida apenas para os produtos em estoque na fábrica de Monte Alto (SP).

Além disso, a Anvisa publicou, no dia 30 de março de 2023, a Resolução – RE nº 1.051 , que determina o recolhimento de lotes de maionese da marca Fugini produzidos na planta de Monte Alto (SP) no período de 20/12/2022 a 21/03/2023. O motivo é o uso de matéria-prima vencida na fabricação da maionese.

A medida afeta os potes de maionese a vencer em janeiro de 2024, com lote iniciando em 354, bem como produtos do alimento com validade determinada em janeiro, fevereiro e março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.

A Anvisa alerta que alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme o Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária.

Assim, o recolhimento dos alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor. Estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem lotes do produto não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento.

A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação dos seus produtos às boas práticas de fabricação. As boas práticas de fabricação são um conjunto de procedimentos a serem seguidos por empresas fabricantes de alimentos, necessários para garantir a qualidade sanitária desses produtos.

A Fugini afirmou, em suas redes sociais, que respeita e alterou os pontos indicados pela inspeção sanitária. A empresa também admitiu ter usado corante vencido na produção de um lote de maionese, mas disse que o percentual da substância imprópria para consumo é pequeno.

E você, o que achou dessa notícia? Você costuma consumir os produtos da marca Fugini? Você confia na qualidade e segurança dos alimentos que compra? Deixe seu comentário e compartilhe este post com seus amigos.

Por favor, compartilhe:
Pin Share

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva

Descubra mais sobre mnegreiros.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading