google.com, pub-4606529578615391, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Associações criticam taxação de Trump sobre aço e alumínio brasileiros

A decisão atinge diretamente o Brasil, que é o segundo maior exportador de aço para os EUA e as vendas para o país representam um terço das exportações brasileiras do produto. Atualmente, 48% das exportações de aço brasileiras e 16% das de alumínio vão para os EUA.

A Associação Brasileira de Alumínio (Abal) manifestou “preocupação” com a medida americana, apesar de ainda não está claro “se essa nova tarifa substituirá a sobretaxa existente de 10% da Seção 232 ou se será adicionada a ela, resultando em uma tarifa total de 35%”.

“Os efeitos imediatos para o Brasil serão sentidos primeiramente nas exportações e na dificuldade de acesso dos produtos brasileiros a esse mercado. Apesar de os produtos de alumínio brasileiros terem plena condição de competir em mercados altamente exigentes como o americano, seja pelo aspecto da qualidade ou da sustentabilidade, nossos produtos se tornarão significativamente menos atrativos comercialmente devido à nova sobretaxa”, explicou Abal.

Segundo a Abal, os Estados Unidos é um parceiro importante por corresponder a 16,8% das exportações brasileiras do alumínio. “O que movimentou US$ 267 milhões do total de US$ 1,5 bilhão exportado pelo setor em 2024. Em termos de volume, os Estados Unidos foram o destino de 13,5% do total (72,4 mil toneladas) das exportações brasileiras de produtos de alumínio. Desse total, 54,2 mil toneladas das exportações estavam sujeitas à Seção 232, e chapas e folhas de alumínio corresponderam a 76% desse volume”, diz a associação.

Além dos impactos na balança comercial, a Abal também teme uma “concorrência desleal” e a elevação dos preços regionais. Por fim, reforça a necessidade de ampliarmos as discussões sobre o fortalecimento dos instrumentos de defesa comercial e a recalibração da política tarifária nacional.

Comércio bilateral

Já a Amcham Brasil – maior entidade multissetorial do País e a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos – disse que espera uma solução negociada que entre os governos brasileiros e dos Estados Unidos para preservar o comércio bilateral.

Vantagem competitiva

[Gazeta do Povo]

Source link


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Comente a matéria:

Rolar para cima