Um sistema de câmeras que usa inteligência artificial (IA) vai identificar e capturar imagens de motoristas que usam telefones celulares no trânsito. O sistema está sendo testado pela polícia nas cidades de Devon e Cornwall, na Inglaterra. A tecnologia foi implantada em rotas selecionadas previamente e ficará em teste pelos próximos dois meses.

Segundo o chefe de policiamento de trânsito, Supt Adrian Leisk, as câmeras vão ajudar a reduzir os acidentes provocados pelos motoristas que se distraem usando os celulares enquanto dirigem. “Usar um telefone no trânsito é perigoso e ilegal”, disse. Ele lembrou que a medida foi adotada porque as pessoas ainda ignoram as regras.

O sistema, a partir da IA, tem a capacidade de indicar se o motorista estava usando celular ou se os passageiros não usavam o cinto de segurança. A tecnologia ainda poderá indicar a velocidade exata do veículo.

A partir do registro feito pela câmera, a imagem será revisada por um humano. Se uma infração for identificada, o motorista receberá no endereço uma advertência, informou o chefe da polícia.

“Apesar dos avisos e até mesmo de uma mudança na lei que torna ilegal qualquer contato com um celular enquanto dirige, infelizmente ainda há algumas pessoas que continuam ignorando as regras”, observou Leisk.

“Ao adotar novas tecnologias, como o novo sistema, temos a oportunidade de melhorar o cumprimento dessas leis e, consequentemente, tornar nossas estradas mais seguras para todos”, disse Alison Hernandez, comissária de polícia de Devon.

O sistema usa inteligência artificial para identificar o motorista com celular | Foto: Reprodução

Source link

Comente a matéria: