Dicas valem para quem acabou de comprar uma Smart TV ou tem uma televisão mais antiga

Alguns cuidados simples com a sua TV podem fazer o eletrônico durar muito mais. A forma como a televisão está instalada, como você limpa a sua tela e até a posição da TV dentro da sala e quarto podem contribuir para ela ter uma vida útil longa – o não. No caso de Smart TVs, é importante manter o seu sistema operacional e aplicativos sempre atualizados. A seguir, selecionamos cinco boas práticas que você deveria ter com a sua televisão. Os cuidados podem ser úteis para quem acabou de comprar um modelo novo ou tem um aparelho mais antigo.
Publicidade
Veja cuidados que todo mundo deveria ter com a sua televisão — Foto: Divulgação/Samsung

1 – Limpe a sua TV corretamente

A TV, seja Smart ou não, precisa de produtos específicos indicados para limpeza da tela e das outras superfícies. Usar álcool em gel ou detergente pode manchar o aparelho e até mesmo danificá-lo. A primeira alternativa entre os cuidados básicos de higiene com uma televisão é utilizar um pano de microfibra seco para tirar poeira e até mesmo marcas na tela.

Caso a sujeira não saia, o indicado é molhar o pano de microfibra e torcê-lo até ficar úmido. Passe novamente em todas as superfícies, mas evite a tela. Para as telas, o ideal é procurar produtos de limpeza específicos, que são vendidos nas lojas varejistas brasileiras. Conhecidos como limpa-telas, eles são as opções que prometem não estragar a sua TV e deixá-la nova em folha para uso.

Mantenha os apps e sistema operacional atualizados

WebOS é um dos sistemas operacionais disponíveis no mercado, e ele também precisa ser atualizado frequentemente — Foto: Divulgação/LG

Filtro de linha com várias entradas para tomadas é uma alternativa interessante para vários aparelhos — Foto: Divulgação/Elgin

O filtro de linha é essencial não só para o cuidado com a sua TV, como também para outros eletrônicos da sua casa. Esse pequeno gadget evita que os aparelhos estraguem quando a energia cair ou caso aconteça algum curto circuito na rede elétrica. Basicamente, ele comporta picos de luz e evita que a corrente elétrica danifique a televisão. Ainda é possível colocá-lo na sala ou quarto com vários aparelhos ligados.

Na hora de escolher a melhor opção para comprar no mercado, veja a quantidade de linhas que é necessário na sua casa. Evite comprar um modelo com uma única entrada, já que existem outros eletrônicos e até eletrodomésticos caros e que precisam de bastante cuidado.

Deixe sua TV em local fresco e arejado

Próximo à janela ou porta são opções viáveis para deixar a TV — Foto: Reprodução/Melissa Cruz

Embora a estrutura das TVs aguente ambientes diversificados, é importante mantê-las sempre em locais frescos e arejados. Cômodos com pouca ventilação e iluminação aumentam as chances de formação de mofo, o que pode danificar ou até estragar alguma peça importante do seu televisor. Além disso, a própria umidade de um quarto totalmente fechado, por exemplo, pode corroer a TV por dentro.

Uma dica essencial para evitar esse tipo de problema é deixar a televisão em locais que não peguem luz do Sol direta, mas que também não fiquem fechados em um espaço sem ventilação. Você pode deixar o aparelho pode ficar próximo à janela, mas prefira usar uma cortina para evitar a exposição do aparelho ao Sol.

Configure sua TV e evite o modo automático

Verifique qual foi a configuração de fábrica instalada na TV e ajuste de acordo com a sua necessidade — Foto: Reprodução/Melissa Cruz

Apesar das televisões já virem com configurações automáticas pré-definidas, nem sempre as sugestões de fábrica são indicadas para o ambiente da sua casa. O áudio pode vir baixo para a sua sala e assim sempre ser necessário deixar o volume alto, com decibéis acima do normal. O uso dessa frequência alta e constante pode danificar o aparelho com o tempo.

Ou seja, assim que comprar a sua TV, verifique como estão as configurações e coloque da melhor forma para a sua casa. No próprio controle remoto é possível ajustar algumas funções, como também dentro do sistema operacional da televisão. Isso vai variar de modelo para modelo. O contraste da imagem e efeito da tela também devem ser ajustados para as suas necessidades.

Com informações da Samsung e urbancompany

Comente a matéria: