Liberdade….

A liberdade, intelectual ou material, é a coisa mais sublime e importante da democracia. O direito de ir e vir, de ouvir e falar, de ter espaço  para caminhar, sendo, entretanto, correto nas ações e palavras. Como tal, devemos ter respeito por esses direitos, não importando a ideologia,  a crença, e tudo que possa se relacionar com o meio RACIONAL!

“A liberdade de expressão consiste na garantia da livre manifestação, na proteção jurídica de um espaço, para que cada indivíduo possa se exprimir socialmente e no direito de se pronunciar ou de se manifestar de qualquer outra forma.”

A liberdade, em geral, deve ser pensada como um direito amplo;
não existe meia liberdade. Ou você é livre ou não é. Eventuais excessos já encontram no ordenamento jurídico respaldo para serem punidos. No direito brasileiro, o diploma jurídico mais importante é a Constituição Federal. É ela que assegura a liberdade de expressão como um direito fundamental. Vejamos alguns exemplos:

”Art. 5º:   Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
(…)

II – Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;“

É embasado nestas regras que o blogdonegreiros1.com, ressalta a importância do respeito a tudo o que está descrito.
A linha editorial do blog é regida pelo conceito do respeito aos leitores e à experiência de seu editor chefe. Militando na área jornalística há mais de 35 anos.
Esta semana, de 24 a 29 de janeiro, nos deparamos com uma série de ataques de pessoas  que não concordaram com um artigo publicado pelo jornalista Ricardo Kertzman  sob o título: “Lula foi, é,  e será um desastre para o Brasil”. 
Confesso que fiquei radiante de alegria pela reação, mesmo contrária ao artigo, ao blog e até, minha pessoa, ao desejarem minha morte. 
Mas, o que comemoro é a liberdade de expressão, coisa que faço questão de exercer dentro do meu veículo de comunicação. O que  infelizmente, não acontece onde deveria ser exemplo.
Me remeti ao passado, quando, em um lançamento do livro do amigo e jornalista, Cidoval Morais, editor-chefe de várias redações da Tv Globo, já defendia a regionalização das comunicações, baseado na liberdade de um povo que  não queria mais ouvir, mas participar dando suas opiniões no rádio, jornal, televisão e outros meios de divulgação.
É exatamente isso que vem acontecendo e o veículo que for de encontro a essa liberdade, não vai sobreviver.
As opiniões, desde que respeitosas, são de extrema valia para qualquer veículo midiático; quanto ao julgamento de quem emite, quem faz são as próprias pessoas, que também opinam.
O blogdonegreiros1.com continuará respeitando a liberdade, como manda a nossa Carta Magna. 
Somente a acrescentar: enquanto se agir de maneira instintiva ou irracional, sem respeito a opiniões divergentes,  estaremos simplesmente sendo mesquinhos,  vítimas de seitas onde a realidade é unilateral,  pendendo sempre para a prática de ações,  semelhantes às que,  injustamente fui vítima!
Sem rancor,  mas com Deus no coração:
Marcelo Vieira de Negreiros – Editor Chefe

Comente a matéria: