Em pronunciamento em cadeia nacional na noite da quinta-feira 1º, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, definiu o atentado contra a vice-presidente Cristina Kirchner “um ato de uma gravidade enorme”. “É o fato mais grave desde que recuperamos a democracia”, declarou. O presidente decretou feriado no país nesta sexta-feira, 2, em razão do atentado.

Um brasileiro, identificado como Fernando Sabag Montiel, 35 anos, apontou uma arma para o rosto de Cristina Kirchner por volta das 21 horas de quinta-feira, enquanto estava em frente à sua casa no bairro da Recoleta, em Buenos Aires, cumprimentando militantes políticos.

“Cristina ainda está viva porque por um motivo ainda não confirmado tecnicamente: a arma que tinha cinco balas não disparou, apesar de ter sido engatilhada”, afirmou Fernández. O vídeo com o pronunciamento integral foi publicado no perfil da Casa Rosada no Twitter:

A polícia investiga se a pistola falhou ou se a falta do tiro foi proposital. O brasileiro foi preso e transferido para a Polícia Federal em Villa Lugano, na capital do país.

Segundo o presidente, o atentado “merece o mais enérgico repúdio de toda a sociedade argentina, de todos os setores políticos, de todos os homens e mulheres da República, porque esses fatos afetam nossa democracia”.

Fernández ainda afirmou ter conversado pessoalmente com as autoridades que investigam o caso e pediu que a vida do autor do atentado seja preservada. Segundo ele, o feriado é necessário “para que em paz e harmonia, o povo argentino possa expressar sua defesa da vida, da democracia e sua solidariedade com nossa vice-presidente”.

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri, opositor do atual governo, repudiou o ataque em seu perfil no Twitter e defendeu o rápido esclarecimento dos fatos.





Source link

Por favor, compartilhe:
Pin Share

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva

Descubra mais sobre mnegreiros.com

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading