O governo de Minas Gerais vendeu, nesta sexta-feira, 20, sua parte das ações da Helibras para a Airbus, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. A transação movimentou R$ 95 milhões.

A empresa europeia de aviação adquiriu 15,5% das ações da Helibras, passando a ser a controladora do negócio. Com uma planta de produção localizada em Itajubá, no sul de Minas, a companhia mineira é a única fabricante para uso civil e militar na América Latina.

A venda das ações faz parte do programa de Gestão do Portifólio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), que visa a reavaliar a carteira de ativos. A transação recebeu a autorização do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo o Codemge, o presidente da Airbus, Gilberto Peralta, assumiu o compromisso de manter as atividades da
Helibras em sua cidade de origem. Outras 44 empresas do segmento funcionam em Itajubá, gerando cerca de 5 mil empregos e um faturamento próximo de R$ 1 bilhão por ano.

Antiga dona das ações da Helibras, a Codemge é uma empresa estatal e integra a administração pública indireta do Estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. A companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação.





Source link

Comente a matéria: