Governo não vai revelar a lista de convidados que estiveram no Itamaraty

Por Que Lula Decidiu Manter o Sigilo dos Detalhes de Sua Festa de Posse?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem decidido manter o silêncio sobre os detalhes de sua festa de posse, que ocorreu no início do ano.. Lula, que já foi criticado por sua exuberância em relação a gastos públicos, parece ter decidido que o melhor modo de se livrar de qualquer controvérsia é simplesmente manter o silêncio sobre o assunto. Afinal, por que Lula, um homem que é conhecido por sua extravagância e gosto por festas luxuosas, decidiu manter o sigilo sobre os detalhes de sua posse? Seria para evitar mais críticas? Ou talvez para proibir o povo brasileiro de saber o quanto ele gastou em uma noite em que todos deviam estar se divertindo? Como de costume, Lula não se abriu sobre a questão. Mas a mensagem que ele está mandando é clara: ele não quer que ninguém saiba como ele gastou o dinheiro público. Então, se você quiser saber os detalhes, você vai ter que adivinhar.

A decisão de Lula de manter em sigilo os detalhes da festa de posse reflete sua preocupação em não gerar mais polêmicas, pois o presidente já se encontra em meio a um forte cenário de críticas.

O governo Lula decidiu impor sigilo sobre as informações que reuniram 3,5 mil convidados na festa da posse, em 1º de janeiro, em Brasília, organizada pela primeira-dama, Janja. Para o coquetel no Itamaraty, diferentes chefs assinaram 26 opções do cardápio e quatro de sobremesas. O evento também contou com bebidas diversas.

A informação foi revelada pela coluna Radar, da revista Veja, que fez uma consulta por meio da Lei de Acesso à Informação. A justificativa oficial da gestão de Lula para ocultar os detalhes da festa é que as informações podem colocar em risco a segurança do presidente, vice e respectivos parentes e filhos. A lista ficará em sigilo por quatro anos.

“Não serão atendidos pedidos de informação que sejam desarrazoados, isto é, que se caracterizem pela desconformidade com os interesses públicos do Estado em prol da sociedade”, informou o Planalto.

“Em diversos países do mundo, as cerimônias de posse presidencial são, tradicionalmente, comemorações em que as nações amigas prestam homenagem ao país anfitrião, por meio do envio de representantes oficiais. Às autoridades estrangeiras, juntam-se as mais altas autoridades nacionais e personalidades da vida pública local, para participar dos atos oficiais e das festividades correlatas.”

Da Redação mnegreiros.com Com Revista Oeste

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: