Morreu aa noite desta quinta-feira, dia 17, ao realizar um procedimento cirúrgico, em João Pessoa (PB), o empresário Didier Jean, aos 82 anos.

O empresário vinha passando por problemas de saúde, principalmente, cardiovasculares.

Didier que é francês chegou ao Brasil em 1977, para trabalhar com Pierre Landolt na Fazenda Tamanduá, zona rural de Santa Teresinha, região metropolitana de Patos. 

Ele era arquiteto, mas tinha efetuado cursos de pecuária avançada na França, aplicando também no sertão paraibano.


Publicidade

Com Pierre Landolt, formatou um novo modelo na Fazenda Tamanduá, adaptando-a aos novos desafios provocados pelo fim da cultura do algodão, que era o ouro branco da época. 

Em busca de novas soluções, passou a produzir mangas e queijos, que hoje, junto com o mel, se tornaram referências na produção orgânica/biodinâmica. 

Foram responsáveis pela realização de inseminações artificiais, com sémen de alta qualidade, bem como a primeira transferência de embriões por via cervical em bovinos, transformando o rebanho Pardo Suíço da Tamanduá em referência brasileira.

Didier Jean Fundou a Misú Irrigação Ltda para atender a falta de material nordestino adequado na época, montando na própria Fazenda uma unidade de produção e criando empregos na zona rural de forma eficaz, próspera e sendo referência no Nordeste.

Era uma pessoa um pouco reservada, mas voltada para as atividades da fazenda.

Em 2014, quando das homenagens dos 37 anos da implantação da Fazenda Tamanduá e aniversário de Pierre Landolt, Didier nos concedeu uma entrevista, onde falou um pouco da chegada na região e os projetos para o futuro. 

Assista ao vídeo:


A família ainda não passou informações de velório e sepultamento, mas informações de amigos, dão conta que ele deverá ser cremado, e as cinzas, levadas para a França.


A Fazenda Tamanduá em luto, apresenta aos familiares os seus pêsames e sentimentos.


Da redação blogdonegreiros1.com com informações de polêmicapatos.com.br



Comente a matéria: