Uma noite de muito relâmpago na região de Patos. O clarão permaneceu por muito tempo e de forma contínua. Apesar da intensidade dos relâmpagos, a chuva era de pouca intensidade e também de poucos trovões. A atmosfera estava carregada com a energia elétrica da tempestade, o que tornava a paisagem ainda mais espetacular. Foi uma noite inesquecível!

Segundo informações de meteorologistas, este fenômeno é provocado devido ao início do período chuvoso, são denominados de Relâmpagos nas nuvens

Relâmpagos na nuvem originam-se dentro das nuvens Cumulonimbus e propagam-se dentro (relâmpago intranuvem) ou fora da nuvem rumo à outra nuvem (relâmpago nuvem-nuvem) ou, ainda, fora da nuvem numa direção qualquer (descarga para o ar). Cerca de 70% do total de relâmpagos são do tipo intranuvem. Embora eles sejam a maioria dos relâmpagos, são menos conhecidos que os relâmpagos no solo, em parte porque eles são menos perigosos e porque são escondidos pela nuvem. Relâmpagos intranuvem são normalmente visíveis apenas como um clarão no céu.

Veja imagens abaixo:

mnegreiros.com

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: