Água quente para cozinhar…
Precisamos de água quente para cozinhar e acontece sempre de colocarmos a água para ferver em uma chaleira ou panela, desligamos para usá-la, nos distraímos e… acabamos nos deparando com a água fria! Esta faz parte das situações que acontecem com frequência em uma cozinha. E nestes casos, o primeiro instinto que temos é colocar a água novamente para ferver quando esfriar. Bem, na realidade, esse gesto deveria ser banido de nossos hábitos, pois re-ferver a água pode ser muito perigoso para sua saúde!
Uma pequena lição de física e química
Quando você coloca água para ferver, os gases escapam na forma de vapor. No entanto, este vapor contém compostos voláteis que, se a água for resfriada, serão redepositados na água e em sua superfície.
O problema é que, ao colocar a água novamente em ebulição, causaremos uma nova modificação desses compostos e os tornaremos prejudiciais.
E, para piorar, estes novos componentes nocivos não são mais liberados com o vapor, eles permanecem na água e se concentram nela.
Água refervida: quais substâncias nocivas?
Para deixar as coisas bem claras, aqui está a natureza das substâncias perigosas que ficam estagnadas na água quando ela é novamente fervida:
Nitratos
Vale lembrar que os nitratos são substâncias que, uma vez submetidas a altas temperaturas, tornam-se potencialmente cancerígenas.
Publicidade
Fluor
O flúor, em altas doses, também se torna tóxico e pode causar problemas neurológicos.
Arsênico
Não é preciso dizer mais nada… Exceto, talvez, que o envenenamento por arsênico pode causar câncer, doenças cardíacas, distúrbios neurológicos e infertilidade.
Conclusão!
Da próxima vez que a água da nossa chaleira ou panela esfriar, não a aqueça novamente! Sabemos que é um desperdício (principalmente de energia), o ideal é não se esquecer dela, usando-a ainda quente, mas, pela nossa saúde, descarte-a* e coloque outra água para ferver.
* Esta água que esfriou ainda pode ser usada em outras coisas, regue as plantas, enxágue a louça, use-a fria na cozinha para outros fins…
Lembre-se, ela não pode ser reaquecida, mas ainda é própria para consumo desde que fria!
Matéria de Mélanie Moreira para Receitas sem Fronteiras