Água quente para cozinhar…

Precisamos de água quente para cozinhar e acontece sempre de colocarmos a água para ferver em uma chaleira ou panela, desligamos para usá-la, nos distraímos e… acabamos nos deparando com a água fria! Esta faz parte das situações que acontecem com frequência em uma cozinha. E nestes casos, o primeiro instinto que temos é colocar a água novamente para ferver quando esfriar. Bem, na realidade, esse gesto deveria ser banido de nossos hábitos, pois re-ferver a água pode ser muito perigoso para sua saúde!



Uma pequena lição de física e química

Quando você coloca água para ferver, os gases escapam na forma de vapor. No entanto, este vapor contém compostos voláteis que, se a água for resfriada, serão redepositados na água e em sua superfície.

O problema é que, ao colocar a água novamente em ebulição, causaremos uma nova modificação desses compostos e os tornaremos prejudiciais.

E, para piorar, estes novos componentes nocivos não são mais liberados com o vapor, eles permanecem na água e se concentram nela. 



Água refervida: quais substâncias nocivas?

Para deixar as coisas bem claras, aqui está a natureza das substâncias perigosas que ficam estagnadas na água quando ela é novamente fervida:



Nitratos

Vale lembrar que os nitratos são substâncias que, uma vez submetidas a altas temperaturas, tornam-se potencialmente cancerígenas.


Publicidade

 Fluor

O flúor, em altas doses, também se torna tóxico e pode causar problemas neurológicos.



Arsênico

Não é preciso dizer mais nada… Exceto, talvez, que o envenenamento por arsênico pode causar câncer, doenças cardíacas, distúrbios neurológicos e infertilidade.



Conclusão!

Da próxima vez que a água da nossa chaleira ou panela esfriar, não a aqueça novamente! Sabemos que é um desperdício (principalmente de energia), o ideal é não se esquecer dela, usando-a ainda quente, mas, pela nossa saúde, descarte-a* e coloque outra água para ferver. 


* Esta água que esfriou ainda pode ser usada em outras coisas, regue as plantas, enxágue a louça, use-a fria na cozinha para outros fins…

Lembre-se, ela não pode ser reaquecida, mas ainda é própria para consumo desde que fria!


Matéria de Mélanie Moreira para Receitas sem Fronteiras

Comente a matéria: