Uma lei editada para identificar chamadas de telemarketing não foi suficiente para acabar com o “saco” das ligações irritáveis de todos os tipos.

Em pleno sábado, feriados e dias comuns, não tem remédio que acalme, ainda por cima são ligações para saber se você quer trocar de plano, lembrar que um vencimento de uma conta está próxima, tudo que incomoda.

Já chegou ao ponto de muitas vezes, pessoas não atenderem conhecidos porque a tela do smartphone acusar “spam” é de endoidar.

O incomodo das ligações de call centers

As ligações de call centers podem ser muito incômodas em algumas ocasiões, especialmente quando você está ocupado ou não deseja ser incomodado. Além disso, existe o fato de que, enquanto algumas ligações de call centers são úteis, outras não são, pois apenas servem para propagandear produtos ou serviços. Você não deseja ser incomodado com ligações inesperadas que lhe apresentam produtos ou serviços que você não solicitou.

É necessário entender que as ligações de telemarketing e de call centers são diferentes. As chamadas de telemarketing visam a venda de um produto ou serviço. Por outro lado, os call centers são usados para fins diferentes, como atendimento ao cliente ou para verificar o status de um pedido. Então, é importante entender qual é a diferença para que você possa resolver seu problema de forma eficaz.

O aumento do número de ligações de call centers

O aumento no número de ligações de call centers tem sido notado principalmente nas últimas décadas, pois as empresas costumam usar essa prática a fim de obter informações importantes para divulgar seus produtos ou serviços. Isso tem sido assustadoramente frequente, onde pessoas são contatadas em momentos desconveniêncios e são expostas às ligações indesejáveis que, muitas vezes, não informam o que são ou o que querem.

Além disso, as empresas também costumam usar as ligações de call centers para obter feedback de clientes e saber se estão fazendo a coisa certa pelos seus clientes. É importante ter em mente, no entanto, que essas ligações são baseadas em um propósito comercial, portanto, antes de discutir qualquer assunto relacionado aos produtos e serviços da empresa, é importante ter certeza de que a ligação não é para fins de venda.

Como evitar ligações de call centers

Você pode evitar ligações de call centers de algumas formas. A primeira é registrar seu número em listas como a do Registro Nacional de Bloqueio de Ligações (NDRN, na sigla em inglês), que pode ajudar a diminuir o número de ligações indesejadas que você recebe.

Além disso, você também pode optar por não receber ligações de call centers através de serviços como o Seu Número Bloqueado, que bloqueia chamadas desconhecidas. Além disso, você também deve considerar a possibilidade de se registrar nos sites de bloqueio de ligações, como o Truecaller, para que você possa bloquear as ligações indesejadas antes que elas cheguem.

Outra forma de evitar ligações indesejadas é optar por usar aplicativos de call center. Esses aplicativos permitem que você controle as ligações de call center, bloqueando ligações indesejadas e permitindo que você faça filtragem de ligações para aquelas em que você deseja atender.

Como prevenir o uso inadequado de ligações de call centers

Você pode evitar o uso inadequado de ligações de call centers, tomando algumas medidas. Primeiro, você deve certificar-se de que as pessoas que atendem as ligações possuam conhecimento adequado sobre seu produto ou serviço e que eles saibam direcionar corretamente as ligações recebidas.

Além disso, para garantir que as ligações não sejam usadas inadequadamente, as empresas devem ter procedimentos de acompanhamento para garantir que os atendentes estejam seguindo os procedimentos corretos.

Certifique-se de que os atendentes não estejam enganando os clientes fazendo ligações e não informando a natureza exata da ligação. Além disso, as empresas devem ter um sistema em que os atendentes podem documentar cada ligação que eles fazem, assegurando que o processo seja transparente para todos os envolvidos.

Conclusão

As ligações de call centers podem ser um tanto incômodas em alguns momentos, mas elas também podem ser úteis e necessárias para obter informações importantes. No entanto, é importante entender qual é a diferença entre as ligações de telemarketing e de call centers para que você possa resolver seu problema de forma eficaz.

Além disso, existem algumas medidas que você pode tomar para evitar esse tipo de ligação, como se registrar em listas de bloqueio de ligações e usar aplicativos de call center. Além disso, para prevenir o uso inadequado de ligações de call centers, as empresas devem ter um sistema de acompanhamento para garantir que os atendentes estejam cumprindo corretamente os procedimentos.

Portanto, com essas informações, você pode se tornar um especialista na prevenção de ligações indesejáveis de call centers. Por isso, compartilhe seus conhecimentos com os outros e ajude-os a se livrar dos transtornos causados pelas ligações indesejadas.

Da redação

By Marcelo Negreiros

Jornalista militando na profissão desde 1985, trabalhando nas TVs Paraíba e Cabo Branco, afiliadas Rede Globo na Paraíba, durante 15 anos. Diplomado em 2001 pelas Faculdades Integradas de Patos.

Comente a matéria: