Visitada por milhares de turistas todos os anos, a Antica Pizzeria Brandi, localizada na cidade de Nápoles, na Itália, foi fechada nesta quinta-feira, 20, por conta de problemas sanitários. O restaurante — que também ostenta o título de “pizzaria mais antiga do mundo” — é apontado como o local que inventou a pizza Margherita em 1889.

Nas redes sociais, a Antica Pizzeria Brandi informou que o fechamento deve permanecer até esta sexta-feira, 21, para “manutenção” do ambiente. Segundo a gestão do estabelecimento, os trabalhos para atender as recomendações higiênico-sanitárias começaram de imediato.

“A medida afeta não só a Brandi, mas a história de Margherita e todo um sistema que gira em torno da pizza e que se recuperou de três anos de sofrimento, primeiro pela pandemia e depois pela conta cara”, afirma Antonio Pace, presidente da Verdadeira Associação Napolitana de Pizza.

De acordo com Eduardo Pagnani, o proprietário da Antica Pizzeria Brandi, os problemas sanitários encontrados correspondem a uma infiltração em um salão, algumas telhas quebradas e o descumprimento da lei de lixo para coleta dos vidros.

As autoridades de saúde afirmam haverem feito uma série de recomendações higiênico-sanitárias em agosto, durante uma inspeção, cujo prazo para implementá-las acabou nesta quinta-feira. No entanto, os inspetores detectaram os problemas novamente.

“Esta é uma medida que vai dar a volta ao mundo. Não teria sido notícia se tivesse preocupado algum lugar, mas aqui nos deparamos com a história da pizza que a Antica Pizzeria Brandi fundou”, lamenta Antonio Pace. “Nas próximas semanas vou para o Canadá e Japão e não me surpreenderia se o clamor também tivesse chegado lá.”

Source link

Comente a matéria: