Devido à forte onda de calor, três estátuas budistas de seis séculos que estavam submersas no Rio Yangtzé, na cidade de Chongqing, sudoeste da China, reapareceram na superfície, segundo informações da agência estatal Xinhua

As construções foram encontradas na parte superior da Ilha Foyeliang, na cidade. De acordo com o jornal chinês, as estátuas budistas foram construídas durante as dinastias Ming (1368 a 1644) e Qing (1644 a 1912).

Desde julho, o índice de chuvas na bacia do Rio Yangtze está cerca de 45% abaixo do normal. Além disso, as autoridades afirmam que as altas temperaturas devem persistir por ao menos mais uma semana. Na última semana, a China emitiu um alerta vermelho, devido ao calor extremo: a temperatura ultrapassou os 40 graus em várias partes do país. Segundo especialistas, seria a “mais longa e intensa” onda de calor dos últimos 60 anos.

Calor extremo

O verão deste ano também é intenso na Europa e nos Estados Unidos. Mas a atual situação climática fez subir muito a demanda de energia na China para resfriar os ambientes com uso de ar-condicionado. Devido ao calor extremo, o governo chinês começou um racionamento de eletricidade em fábricas no sudoeste do país.

Na Província de Sichuan, onde foram registradas temperaturas superiores a 40 graus Celsius nos últimos dias, o racionamento começou a vigorar para as indústrias no sábado 13. Cerca de 80% da energia dessa província é fabricada por usinas hidrelétricas, mas, como os reservatórios estão praticamente sem água, a produção foi drasticamente reduzida.

O governo decidiu dar prioridade ao fornecimento de energia elétrica residencial e ordenou às indústrias que suspendam a produção enquanto o racionamento permanece.

A medida vai atingir fábricas e empresas de 19 cidades de Sichuan, mas algumas poderão operar com capacidade limitada em casos especiais. A província é líder na China na produção de lítio, metal usado em baterias elétricas.

Com o racionamento e as restrições de operação das fábricas, a estimativa é que a produção do metal seja reduzida em pelo menos 1,2 mil toneladas, o que deverá causar o aumento dos preços.





Source link

Comente a matéria: