-
As vacinas da Pfizer aplicadas incorretamente em crianças em Lucena (PB) estavam vencidas
-
Informação é do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros
-
Uma UBS teria imunizado crianças antes da chegada de doses adequadas para a faixa etária
As vacinas da Pfizer aplicadas incorretamente em crianças na zona rural de Lucena (PB) estavam vencidas, informou o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, ao portal G1. Segundo denúncia, uma UBS (Unidade Básica de Saúde) teria imunizado menores de idade contra o coronavírus antes da chegada de doses adequadas para a faixa etária (5 a 11 anos).
Publicidade
O lote vencido é o FM 3457. Após denúncias realizadas pelas famílias das crianças, o Ministério Público Federal da Paraíba está investigando a imunização inadequada. A vacinação teria acontecido na semana passada, sete dias antes da chegada do imunizante com dosagem adequada para idade ao estado.
De acordo com a denúncia, cerca de 40 crianças teriam sido imunizadas com vacinas destinadas aos adultos. Uma mãe de dois meninos, ambos com menos de 10 anos, divulgou nas redes sociais um vídeo em que os filhos receberam doses da Pfizer, em 7 de janeiro.
A Paraíba só recebeu as doses da Pfizer para crianças na última sexta-feira (14). Com o recebimento do caso, o MPF intimou a mãe e a responsável pela UBS para prestar esclarecimentos nesta segunda. Na terça, o gestor de saúde da cidade deve ser ouvido.
Para diferenciar a vacina para crianças, a vacina da Pfizer para esta faixa etária é laranja, enquanto O frasco utilizado em maiores de 12 anos tem detalhes em cores roxas. Para evitar confusões, a Anvisa recomendou que seja feito um treinamento específico para aplicação da vacina em crianças.
Uma diferença entre as duas é o tempo em que o frasco pode ficar armazenado: a das crianças pode ser guardada por um mês, enquanto a dose “normal” pode ser armazenada por 10 semanas.
Com informações de Yahoo