Confira agora as dicas e aprenda a identificar melancias maduras e adequadas para o consumo.

A melancia é uma fruta maravilhosa, tem um sabor delicioso e muitos nutrientes que ajudam a melhorar a saúde. Porém, você já se perguntou como escolher melancia? Pois neste artigo iremos te apresentar 5 dicas valiosas para saber quando essa fruta está madura.
Publicidade

Pode parecer impossível saber se uma melancia está bem vermelha e docinha por dentro devido à sua casca dura e espessa. Entretanto, existem alguns detalhes capazes de revelar essas informações, basta saber quais são e observar atentamente.

Como escolher melancia?

1. Coloração das manchas na casca

Você já reparou que nenhuma melancia é totalmente verde? Isso ocorre porque uma parte dela cresce em contato com o solo e essa região costuma ser menos pigmentada. Por esse motivo, essa parte é conhecida popularmente como “mancha de campo”.

Quando essa mancha é mais amarelada, significa que a fruta permaneceu em contato com o solo e amadureceu no sol, portanto é mais saborosa. Em contrapartida, quando essa mancha é muito clara, indica que a colheita foi realizada com a melancia ainda verde e a fruta pode não estar tão saborosa.

2. Estrias espessas

Um outro sinal importante são as estrias que ficam em alto relevo na casca da melancia. Essas marcas significam que as abelhas estiveram em contato com a fruta durante o processo de polinização, logo, essas cicatrizes indicam que o sabor é mais agradável.

3. Formato e tamanho

Existem frutos masculinos e femininos quando se trata de melancia. Curioso, não é? Os frutos mais alongados são masculinos e geralmente são mais aguados, enquanto os femininos são menores, mais arredondados e possuem sabor mais doce.

4. Haste seca

Tal qual o melão, as melancias mais docinhas são aquelas que possuem a extremidade (haste) mais seca, porque é um indicativo de que a fruta está madura. Se a haste estiver verde, provavelmente ainda não é o momento de consumir a polpa da melancia.

5. Sons

Por fim, bata na melancia de forma cuidadosa com a ponta dos dedos. Se o som emitido for “cheio”, quer dizer que ela está boa para o consumo e rica em suco. Além disso, verifique se a casca está macia, pois esse é um sinal de que a fruta já está muito madura.


Com informações de Escola Educação 

Comente a matéria: