No BBB 23, Gabriel Santana se assume Birromântico. Confira detalhes e descubra o que significa o termo.

Recentemente, o ex-Chiquitita e atual BBB 23 Gabriel Santana viralizou na internet por falar que se identifica como birromântico. Essa declaração do ator, que fez sucesso também com seu papel na novela Pantanal, gerou algumas dúvidas sobre o significado dessa palavra e como funciona o termo na prática.

De acordo com dados atualizados do relatório produzido pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, o Brasil segue sendo o país que mais mata e agride pessoas da comunidade LGBT+. Por isso, é importante que termos como este sejam explicados e naturalizados entre a população brasileira. 

Leia também: O que é demissexualidade? Conheça a orientação sexual de Iza e outros famosos

O que é birromântico?

Se identifica como birromântico aquele indivíduo que gosta do comportamento de companheirismo, porém prefere não desfrutar das experiências sexuais. Ele aprecia o que está tipicamente associado a um relacionamento romântico, como carícias, presentes, andar de mãos dadas, encontros.

Uma pessoa birromântico pode ser heterossexual, bissexual, homossexual ou assexual. Eles só desejam uma conexão física com uma contraparte e não as outras ações que ocorreriam em um relacionamento.

Qual é a diferença entre birromântico e bissexual?

Bissexual é o termo que designa pessoas que sentem atração sexual por dois um mais gêneros. Segundo o terapeuta sexual André Almeida, a generalização que ocorre quando falamos das siglas da comunidade LGBT pode ser nociva.

Reprodução

O surgimento de termos se dá, principalmente, pela necessidade dos indivíduos de ajustarem melhor suas identificações, pois talvez, aquela do status quo não o represente. A generalização pode desrespeitar esse processo”, explica o especialista.

Como explicamos anteriormente, birromântico é o termo usado para descrever pessoas que podem se sentir romanticamente atraídas por outras de outros gêneros. Assim, podem desenvolver atração romântica por outras pessoas, que pode ou não incluir a atração sexual. 


E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!





Source link

Comente a matéria: