Dor de cabeça, um incômodo em nossas vidas, seja diariamente ou esporadicamente e que aflige praticamente toda a população mundial. Sejam leves ou intensas, a dor de cabeça ou cefaleia é um sintoma que devemos ficar atentos por ser um sinal de que alguma coisa está errada com o nosso corpo. Sem distinção de gênero ou até mesmo de idade, a dor de cabeça pode ser manifestada por inúmeras doenças, principalmente por ansiedade, estresse, cansaço, falta de sono e até desidratação.

Sendo assim, o brasileiro tem um costume de se automedicar quando esse fenómeno se apresenta, principalmente sem consultar um profissional. A farmacêutica e bioquímica Luciane Ribeiro da Farmácia Tem Tudo Popular explica que aos primeiros sinais de dor de cabeça “o ideal é tomar um analgésico simples como paracetamol, dipirona ou ibuprofeno, caso o paciente não seja alérgico a nenhuma dessas substâncias”.

A lista de variedades de medicamentos para a cefaleia é maior que se possa imaginar e que podem ser comprados sem receita médica. Além dos já citados paracetamol, dipirona ou ibuprofeno. Há também o ácido acetilsalicílico, citrato de orfenadrina e um composto de paracetamol com cloridrato de fenilefrina. Vale ressaltar que devemos estar atentos às contraindicações e não utilizá-los em doses maiores do que as recomendadas prescritas na posologia da bula.

Luciane lembra que é importante observar o período em que essa dor costuma aparecer e que os analgésicos em sua maioria têm efeito com 15 a 30 minutos após a administração deles. “Daí a importância de conversar com o farmacêutico antes de qualquer escolha medicamentosa, a fim de receber uma orientação segura e precisa”.

A dor de cabeça deve ser levada a sério, e se o problema for frequente, procurar um especialista para que possa ser investigado, “pois a dor de cabeça pode ser um sintoma da pressão alta, problemas de visão, entre outras inúmeras possibilidades, que só com um médico e através de exames específicos, chegará em um diagnóstico preciso” afirma a farmacêutica.

Na Rede de Farmácias Tem Tudo Popular localizada nas cidades de Marituba, Vila dos Cabanos, Abaetetuba, Paragominas, Parauapebas, Tucuruí e Capanema, tem farmacêutico em tempo integral e a disposição com uma variedade de medicamentos disponíveis e indicar o mais apropriado para esse desconforto.

Veja Também: Dor de cabeça que não passa? Cinco alimentos que causam enxaquecas – mnegreiros.com

Luciane pontua ainda que a auto medicação pode trazer vários riscos a saúde, “e lembre-se, a distância do medicamento para o veneno é a dose”.

Source link

Comente a matéria: