O continente com a maior presença numérica de católicos continua sendo o americano

O número de católicos aumentou no mundo, conforme os dados mais recentes do Anuário Pontifício, na sua edição 2022, e do Annuarium Statisticum Ecclesiae, referente ao ano de 2020 e que fornece números gerais sobre a presença da Igreja Católica em todos os continentes.
Aumentou o número de católicos batizados no planeta: de 1,34 bilhão em 2019 para 1,36 bilhão em 2020. Em termos de participação dos católicos na população mundial, o valor se manteve em 17,7% dos atuais 7,66 bilhões de habitantes do planeta.
Publicidade

Os maiores aumentos foram verificados na África, com 2,1%, e na Ásia, com 1,8%, especialmente no Sudeste do continente, que compensou o declínio sofrido pela presença católica no combalido Oriente Médio. Por outro lado, a Europa registrou um aumento de apenas 0,3%.

Apesar do aumento nos números absolutos, diminuiu a participação relativa dos católicos europeus no total da população do continente. Na África, em contrapartida, os dois valores cresceram, com a porcentagem de católicos subindo de 18,7% em 2019 para 18,9% em 2020.

No caso da Ásia, que concentra 59% da população mundial, cerca de 11% são católicos.

O continente com a maior presença numérica de católicos continua sendo o americano, onde vivem 48% de todos os católicos do planeta. Quase 28% estão na América do Sul. 


Matéria de Aleteia

Comente a matéria: