Os jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin lançaram a segunda edição da campanha “De olho nos olhinhos” na quinta-feira, 14. Essa iniciativa tem como objetivo conscientizar sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma. A filha do casal, Lua, foi diagnosticada com câncer ocular aos 11 meses e ainda está em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou ao lançamento da campanha. A primeira edição, lançada em 2022, contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Neste ano, estão planejadas ações presenciais em diferentes estados. Nos dias 16 e 17 de setembro, serão realizados eventos com atividades para crianças e informações em nove shoppings centers. Tiago Leifert e Daiana Garbin estarão presentes em alguns desses eventos, enquanto em outros haverá a participação de voluntários médicos e profissionais de saúde. Daiana também realizará lives em seu perfil no Instagram entrevistando médicos, e o casal divulgará uma cartilha digital sobre o tema.

O retinoblastoma é um tipo de câncer que afeta a retina do olho e ocorre principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade. Ele pode ser detectado pelo reflexo branco na pupila, além de sintomas como estrabismo, vermelhidão ocular, baixa visão, dor e protusão ocular. O teste do olhinho, realizado nos primeiros dias de vida da criança, é importante para a detecção precoce não só do retinoblastoma, mas também de outros problemas oculares.

O retinoblastoma pode ser curado na maioria dos casos, e o tratamento varia de acordo com as características do paciente e do tumor. Opções como terapia a laser, crioterapia, quimioterapia e radioterapia podem ser utilizadas. Nos casos mais graves, pode ser necessário remover o globo ocular através de cirurgia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento aos casos de retinoblastoma.

Imagens: Redes Sociais

Comente a matéria:

error

Quer receber notícias no momento da postagem? Se inscreva